Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Interiores, JanelaMercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, FachadaMercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de InterioresMercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Mais Imagens+ 9

  • Cliente: Tian An China
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Eiichi Kano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma "floresta arquitetônica" de 32 árvores em Xangai, projetada por Koichi Takada Architects, foi construída para servir como um espaço comercial em evolução e símbolo de um futuro que devolve a natureza às nossas cidades.

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eiichi Kano
Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Eiichi Kano

Um olhar para a história determina o caminho a seguir - Localizado a 20 km a sudoeste de Xangai, em um local que, há apenas quatro décadas, era densamente vegetado, o Solar Trees é o primeiro passo para devolver o verde a Xangai e mitigar os efeitos da expansão urbana. O lançamento da Fase I celebra a arquitetura biofílica do arquiteto baseado em Sydney, Koichi Takada, e introduz conversas sobre a importância de uma arquitetura ágil e adaptável para alcançar um futuro sustentável. É um lembrete visual do compromisso dos arquitetos em reintroduzir a natureza no ambiente construído.

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Interiores
© Eiichi Kano

Fase I. O Solar Trees foi projetado para durar. Planejado para se adaptar e permanecer relevante à medida que as necessidades de seus proprietários mudam ao longo do tempo. A Fase I, agora inaugurada, vê o Solar Trees como uma exibição imersiva para o empreendimento residencial adjacente de 155.000 m2, que também foi desenhado por Koichi Takada Architects. Externamente, o edifício orgânico em forma de árvore é uma porta de entrada simbólica para o expansivo projeto que prioriza a atividade pedonal, parques e natureza em um ambiente cada vez mais urbano.

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior
© Eiichi Kano
Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Interiores
© Eiichi Kano

Fase II. Quando os residentes se mudarem para o bairro, essa estrutura extraordinária se transformará em um mercado vibrante - refletindo a visão dos arquitetos e dos investidores Tian An de reviver o papel dos mercados tradicionais chineses de uma maneira contemporânea. Uma cobertura translúcida de células fotovoltaicas alimentará a operação deste animado centro comunitário destinado a apoiar os negócios locais e ser um ponto de encontro para os moradores e vizinhos. A transição entre funções é fundamental para o sucesso do projeto e mostra o potencial inovador da arquitetura flexível e à prova do futuro. Os impactos da fabricação e construção em nosso planeta são bem documentados, e a arquitetura adaptável é uma abordagem para reduzí-los. A flexibilidade incorporada do mercado Solar Trees permite uma transformação simples para garantir que ele permaneça relevante em um futuro em constante mudança.

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, Arco, Pilar
© Eiichi Kano

Design biofílico para humanizar a arquitetura. Com o tempo, a forma orgânica do Solar Trees tem a intenção de se fundir com uma alameda de árvores nativas - transformando-o em um oásis de calma em meio à agitação da paisagem urbana, mais uma vez, restaurando a dominância da natureza. Ao misturar elementos naturais com uma paleta inspirada pela natureza, a estrutura incorpora o conceito de arquitetura biofílica, criando um ambiente que estabelece uma forte conexão entre humanos e natureza. A manipulação cuidadosa da luz e sombra cria um equilíbrio entre estética e praticidade. Sombras generosas convidam os visitantes a procurarem refúgio do sol, enquanto aberturas permitem a entrada de luz natural e facilitam a ventilação, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e refrigeração. Isso permite que compradores e vendedores desfrutem da interação da luz e de uma brisa suave no decorrer do dia. O Solar Trees é projetado, por um lado, para expressar a beleza da natureza e, por outro, para replicar os efeitos positivos do bem-estar de estar na natureza.

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, Janela
© Eiichi Kano

Palavras do arquiteto. "Ficamos impressionados ao descobrir que este local era coberto por árvores até 1984. Nosso projeto busca iniciar conversas sobre o que pode ser alcançado por meio do projeto e criar um ambiente vivo e respirável que inspire, nutra e se adapte às necessidades dos moradores e da comunidade."

"Era importante para este projeto incorporar princípios de design biofílico e mostrar como a inovação sustentável progressiva pode ser. Acredito que a natureza possui as respostas - e a arquitetura pode iniciar a conversa".

Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects - Fotografia de Interiores
© Eiichi Kano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Solar Trees / Koichi Takada Architects" [Solar Trees Marketplace / Koichi Takada Architects] 06 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010248/mercado-solar-trees-koichi-takada-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.