Casa de chá à beira do lago / Domain Architects

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla, JardimCasa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla, JardimCasa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Viga, Arco, CorrimãoCasa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, OrlaCasa de chá à beira do lago / Domain Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Domain Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Zhang
  • Arquiteto Líder: Xiaomeng Xu
  • Equipe De Projeto: Xiaomeng Xu, Hannah Wang
  • Projeto Estrutural: AND Office
  • Desenhos: Zhejiang Hengxin Design Group Co., Ltd.
  • Construtora: Zhejiang Lixin Construction Group Co., Ltd.
  • Clientes: Haiyan Nanbeihu Scenic Zone Investment Development Co., Ltd.
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em frente a uma colina, a uma distância de cem metros da margem do lago. Duas casas que datam dos anos 1930 com pequenos pátios deveriam ser conectadas e transformadas em uma casa de chá e também em um espaço de descanso para turistas. As estruturas de madeira ainda permanecem intactas, exceto pelo telhado de um pequeno volume. Para preservar as memórias locais, decidimos manter as casas antigas e intervir o mais suavemente possível. Ao mesmo tempo, queríamos criar uma experiência inédita com a justaposição de tradição e contemporaneidade.

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Chao Zhang
Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Chao Zhang

A área cênica era famosa como um ótimo exemplo da estética tradicional dos literatos chineses. Nas pinturas tradicionais de paisagens chinesas, corredores e pontes frequentemente se tornavam os pontos focais. Eles não eram apenas passagens, mas também lugares de descanso. As pinturas de rolos manuais de paisagens são especialmente famosas por sua extensão horizontal extrema, que não devem ser vistas de uma só vez, mas devem ser lidas progressivamente à medida que os espectadores desenrolam o rolo.

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang
Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Chao Zhang
Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Imagem 23 de 24
Diagrama

O ato gera uma sensação de ritual. Que tal ler a paisagem real de forma poética e introspectiva? Conectamos as duas casas antigas com um corredor de ponte curvo e elevado. Começando de um pequeno volume sem telhado e parando ao lado da parede antiga, o corredor da ponte mal toca as casas existentes. Caminhando ao longo do corredor, os hóspedes experimentarão as vistas em constante mudança da paisagem, como se estivessem lendo e desdobrando uma longa pintura em rolo. O lado do lago do corredor é totalmente envidraçado, enquanto o lado da colina é protegido por uma variedade irregular de postes de aço e tubos transparentes e foscos, proporcionando ventilação natural e filtrando a luz solar com um efeito fascinante. A irregularidade dos tubos quebra completamente o ritmo dos postes de aço que suportam a carga.

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Chao Zhang

A estratégia de projeto da estrutura não se concentrou em expressar a expansão longa, mas em produzir uma variedade de formas de suporte, desde escadas e suporte lateral de uma parede de frontão até pedra local e uma estrutura de concreto em forma de "7". O design informal e não sequencial leva a uma atmosfera muito mais casual e relaxada. Para maximizar a vista do lago, a seção do corredor da ponte foi projetada como uma viga de balanço de um único lado. Controlar a deformação total para alcançar rigidez estrutural tornou-se a principal questão estrutural.

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Imagem 19 de 24

O terreno entre as duas casas foi erodido por um riacho sazonal. Convenientemente, transformamos em um lago raso. O caminho e o plataforma junto à água, a ponte de lajes de pedra, as casas antigas e o novo corredor, o bambu e as árvores existentes formam relacionamentos especiais encantadores em um local muito limitado, evocando o encanto dos jardins tradicionais chineses. Preservamos a atmosfera pré-moderna das casas antigas. O corredor de aço e vidro une espaços e épocas, criando uma experiência de viagem no tempo para os visitantes.

Casa de chá à beira do lago / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Chao Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de chá à beira do lago / Domain Architects" [Lakeside Teahouse / Domain Architects] 31 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008498/casa-de-cha-a-beira-do-lago-domain-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.