Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada

Mover-se em direção a um futuro sustentável é um desafio global que envolve que todas as disciplinas trabalhem juntas. De acordo com o Relatório de Status Global 2021 para Edifícios e Construção, quase 40% das emissões de carbono vêm desta indústria. Isso coloca uma grande responsabilidade sobre ela, que deve estar aberta a explorar estratégias, tecnologias e materiais inovadores para pavimentar o caminho em direção a uma meta de sustentabilidade universal: alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050.

Com isso em mente, este artigo apresenta três produtos e sistemas específicos - vidros de baixo carbono, concretos de baixo carbono e materiais leves - que arquitetos estão aplicando em seus projetos para contribuir para um design arquitetônico de baixo impacto.

Vidros de baixo carbono

Fachadas representam 20% da pegada de carbono incorporada de um edifício. Portanto, adaptá-las de maneira que minimizem as emissões pode ser muito útil para reduzir o impacto ambiental geral de um projeto. Considerando a alta presença de vidro nas fachadas, bem como seu papel na eficiência energética, é importante prestar atenção às inovações atuais. Por exemplo, avanços técnicos modernos resultaram no primeiro vidro de baixo carbono, ORAÉ®, que contém 64% de conteúdo reciclado e tem uma pegada de carbono de apenas 6,64 kg CO2 eq./m2 para um substrato de 4 mm, uma redução de 42% em comparação com o vidro transparente da Saint-Gobain na Europa.

Ao combinar o vidro de baixo carbono com revestimentos de alto desempenho, é possível obter uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa geradas durante o uso diário de um edifício, graças ao aproveitamento da luz natural, controle solar e desempenho de isolamento térmico dos vidros.

Essa iniciativa pioneira já foi ou será aplicada com sucesso em quatro projetos: 'Kalifornia' em Hauts-de-Seine, França; 'Le Parc Polyclinic' do Grupo Elsan em Caen, Calvados, França; reabilitação do 'Carré Invalides' em Paris, França; e 'Habitat 7' em Gotemburgo, Suécia. A introdução de vidro de baixo carbono específico para fachadas em cada um desses edifícios representou um passo importante no caminho em direção à neutralidade de carbono.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 5 de 15
Kalifornia in Hauts-de-Seine, France. Image © Ateliers 2/3/4/
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 6 de 15
Le Parc Polyclinic in Caen, Calvados, France. Image © Ooshot
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 7 de 15
Carré Invalides Rehabilitation in Paris, France. Image © Nexity DR
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 8 de 15
Habitat 7, Gothenburg. Image © Krook & Tjäder

Embora o ar-condicionado possa ser uma solução fácil para reduzir as temperaturas, certamente não é a opção mais "eco-friendly". Para aqueles que buscam inovações sustentáveis para reduzir a necessidade de equipamentos de refrigeração sem comprometer o desempenho técnico ou estético, o uso de vidro de controle solar oferece benefícios tanto durante o dia quanto na proteção contra calor solar. Com um revestimento exclusivo que reduz a quantidade de calor solar que entra no edifício, ele reduz a necessidade de estratégias ativas de resfriamento.

Incorporando esse material na arquitetura e no design, o vidro de controle solar triplo prata pode ser aplicado em fachadas, janelas, telhados, grandes vãos envidraçados e claraboias.

Os benefícios que esse tipo de vidro oferece aos edifícios e ao meio ambiente foram traduzidos em vários projetos que utilizam o vidro de controle solar como uma escolha de material ecologicamente amigável. Por exemplo, os novos espaços desenvolvidos na Universidade de Sheffield promoveram inovações sustentáveis por meio da construção de um telhado de vidro com triângulo entrelaçado e controle solar. Além de criar uma distinção entre os espaços antigos e novos, a tecnologia aplicada ao telhado envolve a fachada interior, melhorando o equilíbrio energético e reduzindo as emissões de CO2.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 4 de 15
University of Sheffield, England. Image © John Kees
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 13 de 15
University of Sheffield, England. Image © John Kees

A fachada do Regionens Hus em Gotemburgo utiliza soluções de vidro que permitem a passagem de luz ao mesmo tempo que fornecem controle solar. O projeto Omniturm em Frankfurt se destaca como uma localização proeminente entre o arranha-céu Commerzbank e a torre principal do centro da cidade. Graças ao vidro de controle solar de alto desempenho, o edifício é capaz de receber luz natural sem comprometer a temperatura interna.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 10 de 15
Gothenburg's Regionens Hus, Sweden . Image © felixgerlach_fotograf
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 9 de 15
Omniturm, Frankfurt. Image © Caarina Orvegall, Thoréns Markis & Persienn AB
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 3 de 15
Omniturm, Frankfurt. Image © Olaf Rohl
Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 12 de 15
Omniturm, Frankfurt. Image © Olaf Rohl

Concreto de baixo carbono

A produção do principal ingrediente do concreto, o cimento, é responsável por 5% das emissões globais de CO2 devido às suas altas demandas energéticas e ao alto teor de carbono das matérias-primas. Considerando que o concreto é o material mais consumido na Terra depois da água, a necessidade de criar produtos de cimento de baixo carbono é fundamental para reduzir as emissões de CO2 e apoiar a transição da indústria da construção para uma economia de baixo carbono. Em resposta a esse desafio, a divisão de Produtos Químicos da Saint-Gobain (CHRYSO & GCP) está implantando uma ampla gama de aditivos de concreto dedicados e aditivos de cimento que permitem a fabricação de cimento e concreto de baixo ou ultra-baixo em carbono.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 2 de 15
Courtesy of Saint-Gobain

Construindo um futuro mais sustentável, a introdução de concreto de baixo carbono em projetos arquitetônicos reduz a pegada ambiental. O uso de materiais cimentícios suplementares, como cinza volante, pozolana ou argila calcinada, permite a redução da pegada de carbono do concreto em até 50%. As soluções de aditivos dedicados da Saint-Gobain também permitem o uso de agregados feitos de concreto reciclado localmente, reduzindo ainda mais a pegada ambiental do concreto enquanto atende a todas as especificações.

Materiais leves

Dentro das novas oportunidades e inovações de materiais leves, como uma nova abordagem descarbonizada, estratégias como o uso de drywall e isolamento visam reduzir a densidade dos materiais. Ao reduzir o desperdício de recursos por meio desses materiais de baixa densidade, o consumo de energia e as emissões de carbono são significativamente reduzidos.

Fachadas leves introduzem uma abordagem energicamente eficiente, com possibilidades flexíveis e adaptáveis. Caracterizadas por uma instalação rápida, a fachada pode ser cortada previamente na fábrica e depois montada com um processo seco.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 14 de 15
Courtesy of Saint-Gobain

Essa capacidade de se adaptar a diferentes locais e estruturas significa que o sistema pode ser facilmente integrado em diferentes tipos de projetos. Um deles é a renovação da Torre Cézanne, que tinha um duplo objetivo: aumentar o espaço habitável e melhorar a eficiência energética do edifício.

Para manter uma temperatura controlada após adicionar varandas fechadas como uma extensão de cada apartamento para aumentar o espaço habitável, o projeto propôs a Fachada F4 como um sistema de isolamento. Com uma espessura reduzida, os 3.000 m2 da solução leve mudaram a pegada do projeto.

Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada - Imagem 15 de 15
Césanne Tower. Image Courtesy of Saint-Gobain

Tanto para edifícios novos quanto reutilizados, essas soluções de fachada implicam benefícios térmicos, acústicos, ambientais e econômicos. Além de reduzir o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, eles proporcionam economia de espaço, tempo e custo que certamente contribuem para um futuro com zero emissões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Elevando a arquitetura zero líquida com soluções inovadoras de fachada" [Façade Solutions That Enhance Net Zero Architecture] 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008261/elevando-a-arquitetura-zero-liquida-com-solucoes-inovadoras-de-fachada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.