Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura

Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaLoja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de InterioresLoja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de InterioresLoja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de InterioresLoja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Mais Imagens+ 8

São Paulo, Brasil
  • Colaboradores: Thomas Frenk, Simone Shimada, Bruno Lopes
  • Instalações: C2G eletrotecnica
  • Exaustão E Refrigeração: MLC serviços
  • Projeto Luminotécnico: Auma Estúdio + Vapor Arquitetura
  • Comunicação Visual: ouieieee
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma loja-fábrica, transparente e aberta aos processos de fabricação. Localizada em um imóvel térreo no bairro de Pinheiros em São Paulo, casario remanescente das casas operárias do início do século XX e típicas deste bairro comercial. Um desafio deste projeto foi a instalação das áreas operacionais da loja-fábrica dentro da tipologia original da casa: uma atualização dos usos de uma cidade que não mais se apaga e que mantém suas edificações anteriores.

Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores
© Pedro Napolitano Prata
Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores
© Pedro Napolitano Prata
Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores
© Pedro Napolitano Prata

A arquitetura neste projeto foi encarada como um plano branco, um pano de fundo à compreensão dos processos de produção e valorização dos produtos empregados na fabricação dos chocolates. O maquinário em inox misturando a massa do chocolate; as tintas naturais para as pinturas; os bombons coloridos com desenhos feitos artesanalmente, são evidenciados aos passantes, desde a vitrine na fachada para a rua até o fundo da edificação, ilustrando desta forma o processo linear de fabricação conforme o percurso pela loja.

Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Imagem 13 de 13
Axo

O branco da arquitetura, apesar de silencioso, trás unidade à composição entre os diferentes materiais empregados, fazendo um jogo de textura aos planos do espaço: o epóxi dos pisos e paredes da operação; os azulejos esmaltados em diferentes tamanhos e paginações; os caixilhos metálicos; as bancadas em quartzo; o cimento queimado, o tijolinho pintado e os forros lisos e perfurados. Existe uma única exceção: um bloco furta-cor inserido no centro da loja. Um volume revestido em chapas modulares holográficas que abriga os espaços mais reservados da operação, criando ao mesmo tempo uma caixa de surpresa ao imaginário do universo do chocolate com reflexos cambiantes pelo espaço.

Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja e Fábrica Mica Chocolates / Vapor arquitetura" 31 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004748/loja-e-fabrica-mica-chocolates-vapor-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.