Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura

Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaCasa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, JanelaCasa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Iluminação, Janela, BanheiraCasa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, CadeiraCasa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Mais Imagens+ 22

Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Pilar
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reabilitação foi desenvolvido em 2020, em período de pandemia e teve como objetivo devolver identidade a uma típica casa do Porto do século XIX. À casa, situada na Rua do Cunha, Porto, que havia sido descaracterizada por sucessivas intervenções anteriores de anteriores proprietários, procurou dar-se nova vida ao recuperar os seus traços distintivos, ao mesmo tempo que foi adaptada às necessidades de uma família moderna, composta por um casal e um filho pequeno.

Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Alexander Bogorodskiy
Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Corrimão
© Alexander Bogorodskiy

Preservar a fachada principal virada para a Rua do Cunha foi uma decisão importante, garantindo que a rica história do edifício ainda pudesse ser apreciada por moradores e transeuntes, além de que que era dos poucos elementos não alterados pelos anteriores proprietários, exceção feita às caixilharias, que haviam sido alteradas, mas que por opção dos clientes não foi reposta na sua versão original como era pretendido pela equipa projetista. Apesar da importância de honrar o passado, a reabilitação não poderia negligenciar as necessidades contemporâneas dos novos moradores. Compreendendo o perfil e as dinâmicas da família composta por um casal e um filho pequeno, foi proposta uma reformulação completa do layout interior da casa. O objetivo foi criar espaços funcionais, que se adequassem ao estilo de vida atual e proporcionassem conforto e comodidade no dia a dia.

Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy
Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Imagem 23 de 27
Planta - Primeiro pavimento
Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Dormitório
© Alexander Bogorodskiy

A grande intervenção ocorreu no alçado tardoz, onde o estado descaracterizado desta fachada e as construções anexas precárias que ocupavam quase a totalidade do logradouro precisavam ser resolvidos. Foi aqui que houve a oportunidade de estabelecer uma transição harmoniosa entre o antigo e o novo. Todo o alçado tardoz foi redesenhado, preservando elementos históricos como a alvenaria de pedra de granito, mas introduzindo soluções contemporâneas que complementassem a identidade do local. Os detalhes desempenharam um papel fundamental para garantir que a modernidade coexistisse de forma subtil com a herança histórica da casa. Os interiores foram projetados com acabamentos e mobiliário contemporâneos, mas misturando com outros móveis de estilos mais ecléticos, trazendo conforto e funcionalidade à habitação. No entanto, muitos elementos arquitetônicos originais foram preservados ou restaurados, como portas, painéis de azulejos, lareiras, sanitários, entre outros, adicionando uma atmosfera nostálgica e de memória do que foi aos ambientes.

Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Rua do Cunha / Maria Almeida | Arquitetura" 29 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004507/casa-da-rua-do-cunha-maria-almeida-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.