II Fórum de Conservação do Patrimônio Moderno (COPAM)

O 2° COPAM DOCOMOMO BR/Fórum de Conservação do Patrimônio Moderno dá continuidade a uma das ações de nossa gestão do Docomomo Brasil (GESTÃO SOMA 2022-2023), que é discutir e trazer à tona os caminhos para a conservação dos bens da modernidade, enfocando na temática da salvaguarda, reabilitação e conservação do patrimônio do século XX.

Apesar do reconhecimento internacional do patrimônio da modernidade, no Brasil esse acervo é um ‘patrimônio em risco’, por se tratar de um legado recente, ainda não suficientemente reconhecido pelo público em geral, mais desprotegido do ponto de vista legal e, muitas vezes, alvo de abandono, de falta de manutenção ou até de intrusiva transformação.

As questões documentais e de conservação das obras modernas, que adotaram no Brasil, o sistema construtivo do concreto armado em grande parte dos casos, necessitam de um maior diálogo entre a arquitetura e a engenharia civil, referente ao entendimento do sistema construtivo adotado, suas materialidades, danos e as devidas condutas a serem tomadas, sejam em nível de diretrizes ou de projetos mais elaborados seguindo princípios e valores contemporâneos para as possíveis intervenções, ou mesmo, simples manutenções.

Assim, o 2º COPAM DOCOMOMO BR convidou profissionais brasileiros, e internacionais para apresentarem suas experiências na área, criando uma conexão de saberes entre os participantes, que se atualizarão na área, podendo interagir e contribuir com os demais colegas que vêm lutando em seus respectivos lugares pela preservação de obras modernas.

Estão tod@s convidad@s e nos veremos no evento.
Alcilia Afonso
Coordenadora geral do DOCOMOMO Brasil.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "II Fórum de Conservação do Patrimônio Moderno (COPAM)" 18 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004195/ii-forum-de-conservacao-do-patrimonio-moderno-copam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.