Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Exterior, Costa, CorrimãoCentro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Exterior, CostaCentro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de InterioresCentro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraCentro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Dorte Mandrup
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Mørk
  • Arquiteto: Dorte Mandrup
  • Programa: Centro de Visitantes
  • Cidade: Ilulissat
  • País: Groenlândia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Exterior, Costa, Corrimão
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. No árduo, porém belo cenário ártico, na borda do fiorde Kangia, Groelândia, protegido pela UNESCO, o centro de visitantes Kangiata Illosua - Ilulissat Icefjord se funde perfeitamente ao vasto terreno e oferece um ponto de vista único para experimentar o impressionante fiorde de gelo e compreender as dramáticas consequências das mudanças climáticas neste lugar. Ao combinar ciência, arte e arquitetura, o centro transmite a importância da paisagem antiga, desafiando e expandindo nossa compreensão da camada de gelo e sua importância para o mundo do qual todos fazemos parte.

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Exterior, Costa
© Adam Mørk

Assim como a asa de uma coruja-das-neves tocando suavemente o leito rochoso, o centro levita sobre o terreno, criando um movimento dinâmico onde o usuário descobre o fiorde de gelo enquanto atravessa o centro. O volume forma um gesto simples, porém poético, que destaca a magnitude e a beleza de seu entorno. A geometria curva da edificação é desafiadora passando de triângulos com ângulos agudos em cada extremidade para um retangular no centro. Cada estrutura tem uma forma geométrica única, e os vidros das janelas inclinam-se de maneira diferente na fachada. Essa forma aerodinâmica ancora esculturalmente o centro e evita a acumulação de neve na fachada.

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Interiores
© Adam Mørk
Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Imagem 11 de 16
Planta Situação - 1.1000

A estrutura foi cuidadosamente posicionada para proteger a rocha antiga e a frágil flora e fauna. Ao elevar o volume do solo, a água derretida pode seguir seu caminho natural até o Lago Sermermiut. A ideia de criar um abrigo na vasta paisagem e um ponto de partida para a natureza selvagem foram aspectos importantes do projeto. Queríamos criar um lugar acessível ao público e projetamos a cobertura como uma nova praça e espaço de encontro comunitário com vista para a paisagem.

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Adam Mørk
Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Imagem 13 de 16
Corte Exterior - 1.100

Com seu formato de bumerangue, a edificação cria uma rampa natural que funciona como extensão das trilhas existentes. Sem precisar adquirir um ingresso para a exposição, é possível subir a rampa e descobrir o fiorde enquanto se cruza para o outro lado. Essa movimentação, através e sobre a edificação, a marca como um tipo de portal entre a cidade de Ilulissat e a natureza selvagem. Em cada extremidade do volume, o visitante encontrará espaços cobertos para buscar abrigo antes de se aventurar na paisagem.

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Imagem 7 de 16
© Adam Mørk

O espaço da exposição é definido por três núcleos "flutuantes" que contêm as funções de serviço e pesquisa, além de um pequeno cinema. Entre os dois maiores núcleos - em uma paisagem interna aberta - está o espaço da exposição. Os visitantes são levados a uma jornada através do tempo na exposição "Sermeq pillugu Oqaluttuaq - A História do Gelo". Projetada pelo JAC Studio, a exposição responde às preocupações ambientais das mudanças climáticas ao comunicar as condições passadas, presentes e futuras. Ela conta a história do gelo por meio de narrativas em camadas, transmitindo a enorme escala em que o gelo pode ser considerado - desde o nascimento do cristal até seu impacto no mundo.

Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup - Fotografia de Exterior
© Adam Mørk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ilulissat, Groenlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord / Dorte Mandrup" [Kangiata Illorsua Ilulissat Icefjord Center / Dorte Mandrup] 07 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003870/centro-de-visitantes-kangiata-illorsua-ilulissat-icefjord-dorte-mandrup> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.