Casa Libre / Mário Martins Atelier

Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de InterioresCasa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, PilarCasa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Libre / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 18

Lagos, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  416
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Banema, Hakwood, J&J Teixeira, Jdias, Laufen, MORTEX, Much more than a window, OTIIMA
  • Arquiteto Responsável: Mário Martins
  • Equipe De Projeto: Tiago Martins; Sónia Fialho; André Coutinho; Hugo Correia; Mariana Franco; Susana Jóia
  • Engenharia: Raiz Engenharia
  • Paisagismo: HB-Hipolito Bettencourt-Arquitectura Paisagista
  • Construção: Ilha & Ilha
  • Cidade: Lagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa colina soalheira sobre a Baía de Lagos, em Portugal, a Casa Libre é voltada para si mesma, na intimidade do seu pátio, mas também aberta para sul, onde a vista se perde naquele mar imenso. Com um desenho ortogonal, a casa, de um só piso, em betão aparente, nasce assim desse pátio, para daí abrir-se para o horizonte. O peso do betão convive com a leveza de uma pala solta e da transparência das superfícies envidraçadas.

Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Aquela pala solta e muito fina, em betão aparente, que se estende até ao envidraçado, que abriga e sombreia umas plataformas de madeira, que pousam delicadamente sobre o espaço ajardinado, é provavelmente o elemento mais marcante, pelo seu desenho e elegância. Esta encontra o seu contraponto na piscina, muito longa, que acompanha toda a frente da casa. Um bloco monolítico, negro, e por isso neutro, que emerge do jardim, para onde a água escorre aparentemente por todos os lados. A cobertura é acessível, para usufruir do espaço verde que a reveste e a liga a um jardim, que se quer simples, natural e com poucas necessidades hídricas. A casa, ao invés de se impor, deixa-se tomar pela vegetação, que cresce e floresce, o que estimula uma vivência no exterior. A casa estende-se pelo jardim e este parece querer abraçar a casa. Perdem-se os limites da casa, para ganhar uma melhor forma de viver. Aqui, encontram-se recantos íntimos e aconchegados, outros abertos para uma envolvente de vistas deslumbrantes.

Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Libre / Mário Martins Atelier - Imagem 18 de 23
Planta baixa
Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Libre / Mário Martins Atelier - Imagem 23 de 23
Sketch
Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG

Recortam-se os volumes em betão, para criar um percurso. Um golpe de luz de poente anuncia uma poderosa porta em madeira maciça, por onde se faz a entrada, junto ao pátio, o centro da casa, marcado por uma alfarrobeira. O pátio define os acessos, liga e separa as áreas sociais da sala e cozinha, voltadas a sul, das áreas mais privadas com quatro quartos, situados na ala nascente. A norte e poente surgem a garagem, áreas técnicas o outras zonas de apoio. Através do desenho e do conceito, da escolha de materiais e proximidade das matérias-primas, ou da utilização de equipamentos, procuram-se soluções das quais resultem elevados padrões de conforto e que minimizem o gasto de recursos energéticos. E, a casa Libre é, como deve ser sempre, o resultado de uma liberdade criativa, na procura de novas e melhores soluções, sem prejuízo pelo respeito pelas pessoas e pelos lugares.

Casa Libre / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Libre / Mário Martins Atelier" 12 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003823/casa-libre-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.