Objetivo do Projeto - Atender a diferentes usos. - O projeto está localizado em uma nova área urbana no distrito de Ngu Hanh Son, na cidade de Da Nang, a apenas 10 minutos do centro - um local conveniente para o turismo. O briefing solicitava um projeto que podia ser usado tanto como casa de férias quanto como casa de aluguel. Desta forma, uma grande casa, em um terreno de 15mx18m, foi dividida em duas residências menores com funções completas e circulações distintas, de forma que possa ser usada de forma flexível: para aluguel parcial ou total, ou para morar e alugar ao mesmo tempo, ou apenas como uma casa de férias. A casa possui 7 quartos, 2 salas e cozinhas, 2 piscinas de água salgada com jardins separados e um terraço com vista para o rio Hàn.
Incorporar valores locais no projeto - O proprietário é um grande fã da luxuosa arquitetura moderna de estilo europeu. No entanto, a equipe de arquitetura tentou orientar o projeto para um estilo arquitetônico com características mais regionais. Isso criou um desafio na procura da combinação e interferência para equilibrar os fatores funcionais e culturais da edificação, para se destacar entre muitas casas de férias construídas em Da Nang. A região central do Vietnã é famosa por sua tradição de artesãos qualificados, especialmente na indústria de carpintaria. Da Nang tem fábricas famosas de materiais de construção: tijolos de cimento, tijolos cerâmicos feitos à mão e diversas pedras naturais usadas na construção e produção de artesanato.
Adaptando-se ao clima local - Da Nang tem duas estações distintas: estação chuvosa e estação seca. O clima quente no verão, a influência do vento oeste quente e seco e as tempestades frequentes nos últimos meses do ano são problemas que todo projeto deve estar atento. O edifício tem uma fachada voltada para o oeste e, graças ao recuo, possui quatro faces abertas, uma vantagem no quesito ventilação e um desafio para organizar os espaços abertos no interior.
Soluções de projeto:
- Uma solução cúbica que equilibra as aberturas e os fechamentos para criar um edifício 2 em 1. O edifício está dividido em 2 unidades, correspondendo a 2 pequenas moradias, os recuos em torno da construção e o espaço entre as duas unidades foram concebidos de modo que cada moradia tenha o seu jardim, garantindo ao mesmo tempo, a sua privacidade.
- Pátio, varanda, espaços de amortecimento - Para solucionar o problema da radiação térmica, o vento quente e seco do oeste e limitar a chuva na estação chuvosa, o projeto cria diversos espaços de amortecimento com grandes aberturas, trazendo a umidade da superfície da água, em floreiras, na sombra dos beirais e venezianas. As aberturas externas são reduzidas e centradas nas aberturas internas para criar um oásis climático e paisagístico, proporcionando um ambiente descontraído.
- Utilização de materiais locais e de ornamentos arquitetônicos tradicionais. Em termos de forma e de disposição funcional, o projeto está orientado para uma imagem moderna e privilegia o conforto. Ao entrar na fase de detalhamento, a equipe de concepção quis encontrar uma linguagem mais regional, estudando os materiais e os pormenores do interior. Os materiais tradicionais, como a pedra natural, a madeira, o mosaico, o ladrilho de cimento e o ladrilho cerâmico feito à mão, são selecionados a partir de fontes locais e utilizados de uma forma inovadora, simplificada e minimalista.
O projeto é um estudo da capacidade de combinar a arquitetura contemporânea e características nostálgicas de materiais e ornamentos tradicionais; para que cada espaço guarde em si as histórias do passado, da cultura e do local onde a obra foi construída.