Casa Sala / H.a

Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Sala / H.a - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, VigaCasa Sala / H.a - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: H.a
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eurowindow, INAX Bathroom Appliances, KINGLED, Philips, SketchUp
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Quang Dam

Objetivo do Projeto - Atender a diferentes usos. - O projeto está localizado em uma nova área urbana no distrito de Ngu Hanh Son, na cidade de Da Nang, a apenas 10 minutos do centro - um local conveniente para o turismo. O briefing solicitava um projeto que podia ser usado tanto como casa de férias quanto como casa de aluguel. Desta forma, uma grande casa, em um terreno de 15mx18m, foi dividida em duas residências menores com funções completas e circulações distintas, de forma que possa ser usada de forma flexível: para aluguel parcial ou total, ou para morar e alugar ao mesmo tempo, ou apenas como uma casa de férias. A casa possui 7 quartos, 2 salas e cozinhas, 2 piscinas de água salgada com jardins separados e um terraço com vista para o rio Hàn.

Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Imagem 27 de 34
Planta Pavimento Térreo
Casa Sala / H.a - Fotografia de Interiores, Janela
© Quang Dam

Incorporar valores locais no projeto - O proprietário é um grande fã da luxuosa arquitetura moderna de estilo europeu. No entanto, a equipe de arquitetura tentou orientar o projeto para um estilo arquitetônico com características mais regionais. Isso criou um desafio na procura da combinação e interferência para equilibrar os fatores funcionais e culturais da edificação, para se destacar entre muitas casas de férias construídas em Da Nang. A região central do Vietnã é famosa por sua tradição de artesãos qualificados, especialmente na indústria de carpintaria. Da Nang tem fábricas famosas de materiais de construção: tijolos de cimento, tijolos cerâmicos feitos à mão e diversas pedras naturais usadas na construção e produção de artesanato.

Casa Sala / H.a - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Imagem 28 de 34
Planta Primeiro Pavimento
Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira
© Quang Dam

Adaptando-se ao clima local - Da Nang tem duas estações distintas: estação chuvosa e estação seca. O clima quente no verão, a influência do vento oeste quente e seco e as tempestades frequentes nos últimos meses do ano são problemas que todo projeto deve estar atento. O edifício tem uma fachada voltada para o oeste e, graças ao recuo, possui quatro faces abertas, uma vantagem no quesito ventilação e um desafio para organizar os espaços abertos no interior.

Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Imagem 32 de 34
Corte

Soluções de projeto:

  1. Uma solução cúbica que equilibra as aberturas e os fechamentos para criar um edifício 2 em 1. O edifício está dividido em 2 unidades, correspondendo a 2 pequenas moradias, os recuos em torno da construção e o espaço entre as duas unidades foram concebidos de modo que cada moradia tenha o seu jardim, garantindo ao mesmo tempo, a sua privacidade.
  2. Pátio, varanda, espaços de amortecimento - Para solucionar o problema da radiação térmica, o vento quente e seco do oeste e limitar a chuva na estação chuvosa, o projeto cria diversos espaços de amortecimento com grandes aberturas, trazendo a umidade da superfície da água, em floreiras, na sombra dos beirais e venezianas. As aberturas externas são reduzidas e centradas nas aberturas internas para criar um oásis climático e paisagístico, proporcionando um ambiente descontraído.
  3. Utilização de materiais locais e de ornamentos arquitetônicos tradicionais. Em termos de forma e de disposição funcional, o projeto está orientado para uma imagem moderna e privilegia o conforto. Ao entrar na fase de detalhamento, a equipe de concepção quis encontrar uma linguagem mais regional, estudando os materiais e os pormenores do interior. Os materiais tradicionais, como a pedra natural, a madeira, o mosaico, o ladrilho de cimento e o ladrilho cerâmico feito à mão, são selecionados a partir de fontes locais e utilizados de uma forma inovadora, simplificada e minimalista.

Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Fotografia de Interiores, Viga
© Quang Dam
Casa Sala / H.a - Imagem 33 de 34
Elevação Norte
Casa Sala / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada
© Quang Dam

O projeto é um estudo da capacidade de combinar a arquitetura contemporânea e características nostálgicas de materiais e ornamentos tradicionais; para que cada espaço guarde em si as histórias do passado, da cultura e do local onde a obra foi construída.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Sala / H.a" [Sala Casa / H.a] 21 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002590/casa-sala-ha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.