Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Urbano, JardimFlagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Janela, JardimFlagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, JardimFlagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de InterioresFlagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Direção Criativa: Guto Requena e Rodolfo Torres
  • Direção De Operações: Ludovica Leone
  • Coordenação De Projeto: Camila Gonçalves
  • Coordenação De Comunicação: Thalissa Bechelli
  • Arquitetura: Henrique Stabile, Rodolfo Torres, Mateus Fraga e Priscila Almeida
  • Realização: Nestlé
  • Construtora: 4Constru
  • Gerenciadora: CTE
  • Projeto Luminotécnico: Foco Luz & Desenho
  • Projeto Paisagístico: Juliana Freitas Paisagismo
  • Projeto Instalações: RGK
  • Projeto Automação: Bettoni Automação e Segurança
  • Consultoria Acessibilidade: Elisa Prado
  • Consultoria Bombeiro: Engepoint
  • Consultoria Sustentabilidade Edificação: CTE Sustentabilidade
  • Consultoria Sustentabilidade Etapa Conceito: MateriaLAB
  • Produção Comunicação Visual: BFerraz
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior, Urbano, Jardim
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a Flagship Dolce Gusto Neo une inovação, sustentabilidade e arquitetura. Trata-se do primeiro edifício na América Latina, com sua forma criada através de algoritmos, fabricada com auxílio de impressão 3D em materiais biodegradáveis. Este projeto foi concebido para o lançamento da nova linha Dolce Gusto Neo, que utiliza plástico reciclado retirado do oceano para a fabricação de suas máquinas e material biodegradável na composição de suas cápsulas. Esta arquitetura é um convite para refletirmos sobre futuros possíveis que precisamos desenhar, frente a atual emergência climática que enfrentamos. O projeto é também uma reflexão sobre as alternativas urgentes que a construção civil precisa oferecer para não utilizarmos mais materiais de fontes não renováveis e altamente poluentes como o concreto e o aço.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Forma e inspiração
Inspirada na delicada flor de cinco pétalas do café, a Loja Conceito se estrutura como uma cúpula formada por cinco eixos, cada um marcado por um portico de vidro, possibilitando um edifício que não tem frente ou fundo, trazendo assim uma permeabilidade de fluxos e uma visibilidade 360o do entorno verde. Seus interiores se aproveitam da estrutura interna, organizando o programa da loja e servindo de base para suportes e displays de produtos. Os 5 painéis de led curvos criam um eixo circular de conteúdos digitais, reforçando a integração visual dos eixos. Uma abertura de vidro zenital, traz a luz do sol do teto para dentro do edifício, ajudando a criar uma atmosfera de templo, com sua forma orgânica inspirada pela natureza.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti
Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Imagem 22 de 25
Layout
Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Jardim
© Leonardo Finotti

A flagship Dolce Gusto Neo foi concebida para ser instalada em um parque público, para ser democrática e acessível, apresentando aos visitantes uma arquitetura biodegradável feita com auxílio de impressão 3D.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Principal premissa: a sustentabilidade
A arquitetura é composta de uma estrutura pré-fabricada em Madeira Laminada Colada (MLC) de pinus, madeira de reflorestamento. Ela é envolta por uma casca construída a partir de moldes usinados em impressão 3D, para garantir a leveza plástica da obra e o uso de vigas mais delgadas.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Imagem 25 de 25
Diagrama

Tão importante quanto a construção da Flagship foi o planejamento da engenharia reversa da construção. São dois materiais principais utilizados na sua construção: a madeira e o gesso. Após a desmontagem da loja, em aproximadamente dois anos, a madeira será reciclada e o gesso será triturado e utilizado como adubo agrícola, fornecendo nutrientes como cálcio e enxofre para o solo

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Quiosques
Os quiosques Dolce Gusto Neo, para serem implantados em diversos shoppings centers, seguiram os mesmos fundamentos da criação da Loja Conceito. Seu formato também remete ao desenho da flor do café, a partir de cinco eixos, projetado todo em madeira pinus de reflorestamento. Toda essa madeira poderá ser reciclada após o período de funcionamento.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Finotti
Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Imagem 23 de 25
Corte

Sua base foi desenhada digitalmente utilizando uma programação paramétrica em “waffle”, um tipo de modelagem feita por algoritmos que cria uma estrutura fluída feita com encaixes, fabricada por CNC. Todos os ângulos atraem o observador para os produtos apresentados nos balcões e na tela de led circular que envolve o quiosque. O desenho de corte das chapas foi criado para garantir o melhor aproveitamento das chapas de madeira.

Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Imagem 24 de 25
Vista
Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Flagship Dolce Gusto Neo / Estudio Guto Requena" 01 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002523/flagship-dolce-gusto-neo-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.