6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre

6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre

Frente aos processos bastante conturbados de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, a sexta edição do micro festival de caminhadas terá como tema “os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana", entendendo que é urgente aproximar a população deste importantíssimo debate, abrindo diferentes frentes de resistência, tanto nas esferas jurídicas e administrativas, quanto no campo social, repactuando uma cidade desejável, muito além do modelo de cidade neoliberal orientada ao consumo e ao individualismo que setores da Administração Pública e da iniciativa privada querem nos impor.

Como a ativista, jornalista e urbanista Jane Jacobs opinaria frente ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, e que comentários ela faria sobre as diversas camadas históricas deixadas no ambiente construído?

Assim como nas edições anteriores, pretendemos utilizar as caminhadas como instrumentos de Pedagogia Urbana, auxiliando para que cada pessoa da massa cidadã se entenda como especialista da sua própria experiência de fruição pela cidade e que pode expandir suas habilidades e conhecimentos para tornar-se ativa – individualmente e organizada coletivamente – nos processos de tomada de decisão dos rumos da cidade.

“os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana"

Na sexta edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre teremos três dias de caminhadas e encontros para observar/discutir/experimentar as diferentes transformações do território dentro da cidade:
Na sexta-feira, dia 19 de maio, teremos a já conhecida "Abertura Festiva" no início da noite. No sábado 20/05 teremos caminhadas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. No domingo 21/05 teremos caminhadas nos turnos da manhã e tarde e no comecinho da noite teremos uma sessão comentada do documentário "Citizen Jane: Battle for the City" do diretor Matt Tyrnauer - que conta a vida da escritora e ativista urbana Jane Jacobs e a luta para salvar os bairros históricos de Nova York a partir dos planos de remodelação do engenheiro Robert Moses na década de 1960 - também retratado por Marshall Berman no livro "Tudo que é sólido se desmancha no ar".

Não será uma edição feita por e para especialistas. Muito pelo contrário! O foco é promovermos experiências compartilhadas e multitemáticas a partir do empirismo de todas as pessoas.

Gostou da ideia e quer propor uma atividade?
Quer cruzar com outros temas direta ou indiretamente relacionados?
> Inscreve a tua proposta neste formulário https://forms.gle/pBKkc6YJccAMspss6

Importante!
As atividades da programação terão um formato de circuito, portanto cada atividade inscrita deve ter em mente que terá o máximo de 2 horas de duração e que neste tempo estará inserido também o tempo de trajeto para a atividade seguinte.

Para informações, ideias, apoios e contatos em geral: oi@translab.cc


#translaburb
#janeswalk
#janeswalklatinoamerica
#janeswalkpoa
#janeswalkportoalegre
#janeswalk2023
#6aJaneswalkPoa
#caminhadasdajaneportoalegre
#portoalegre

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre" 11 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000887/6a-edicao-das-caminhadas-da-jane-jacobs-em-porto-alegre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.