Livraria Serpentina / ATELIER XI

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, UrbanoLivraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimLivraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaLivraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Viga, CorrimãoLivraria Serpentina / ATELIER XI - Mais Imagens+ 20

Shenzhen, China
  • Arquitetos: ATELIER XI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  396
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Zhang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fórmica, Simon, Welldone
  • Arquiteto Responsável: Xi Chen
  • Arquitetos Projeto: Jing Zhu (SD-DD), Cekai Weng (Concept-SD)
  • Equipe De Projeto: Ziya Lin, Fangnan Ye, Zebang Lin, Xiansen He
  • Arquitetos Associados : Zhonghang Guorun (Shenzhen) Construction Technology Development Co., Ltd.
  • Construção: Shenzhen Huachuang Architectural Decoration Co., Ltd.
  • Coordenação De Construção: China Resources (Shenzhen) Urban Construction and Operation
  • Cliente: Shenzhen Nanshan District City Administration Bureau
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chao Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa livraria está localizada em meio à vegetação ao longo do Corredor Ecológico do Rio Dasha, na China. A oeste, a trilha cênica de 13 quilômetros do Corredor Ecológico segue continuamente, no lado norte está localizado um parque infantil que atrai muitos visitantes, enquanto o lado leste é cercado por densas comunidades residenciais. A edificação pública recém-adicionada inclui uma sala de leitura infantil de 300 metros quadrados e um banheiro público aberto aos visitantes do parque 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo residentes e visitantes a partir do outono de 2022.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chao Zhang
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chao Zhang

As tradições e o folclore dos pescadores ao longo do rio Dasha inspiraram os arquitetos a criar o conceito de uma "concha em espiral". O volume funciona como uma escultura em espiral ascendente, devolvendo o máximo de espaço possível para o crescimento das plantas e atividades turísticas. O final do volume em espiral é voltado para o parque ribeirinho com uma varanda aberta, proporcionando aos visitantes um local para relaxar no alto das copas das árvores. Por isso, o local é chamado de "Serpentina" pelos habitantes locais.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Chao Zhang
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Chao Zhang

Seguindo a forma exterior do volume, o espaço interior apresenta-se como uma série de ambientes de leitura escalonados que serpenteiam em torno das árvores do átrio. Ao mesmo tempo, eles oferecem uma visão panorâmica da paisagem do parque através de janelas que vão do chão ao teto. Os espaços de leitura escalonados com grandes diferenças de altura oferecem uma oportunidade para as crianças satisfazerem sua curiosidade natural e cultivarem seu interesse pela aprendizagem independente. O escorregador está aberto às crianças todos os dias depois da escola, o que irá adicionar uma dimensão divertida e emocionante ao espaço.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Chao Zhang
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Imagem 25 de 25
Axonométrica
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Chao Zhang

Em resposta ao clima quente em Shenzhen, elementos verticais contínuos são instalados como brises na fachada do volume, o que também traz uma mudança de experiência de luz e sombra para o espaço interior ao longo do dia. Janelas operáveis são instaladas em cada nível de leitura e na varanda do primeiro andar portas de correr podem ser totalmente abertas para garantir ventilação natural e obter conforto satisfatório no outono e inverno sem o uso de ar-condicionado.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela
© Chao Zhang
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Jardim, Janela, Aido
© Chao Zhang

A forma desafiadora do volume é alcançada com uma estrutura de aço. Os círculos internos e externos usam vigas Vierendeel em espiral para determinar a forma do arco, e o grande balanço da sacada no segundo nível é sustentado pela aplicação de tensão oblíqua. Todos os principais componentes estruturais foram enviados ao local para montagem após a pré-fabricação na fábrica, minimizando a perturbação da construção em relação ao parque e aos moradores próximos.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Imagem 19 de 25
Maquete
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Chao Zhang
Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Chao Zhang

A livraria incorpora a estratégia de revitalização urbana que Shenzhen vem adotando nos últimos anos. Com o objetivo de adicionar edifícios cívicos e culturais de pequena escala para servir à vida comunitária nos parques e espaços públicos, esta estratégia ajuda os projetos públicos a aterrissar de maneira oportuna e precisa, com um investimento relativamente pequeno e um tempo de construção curto. Com os esforços conjuntos entre as equipes de projeto e construção, esta obra foi concluída e colocada em uso em menos de um ano, do desenho até a construção. Desde a sua inauguração, são realizadas regularmente exposições de arte e clubes de leitura, tornando-se assim um dos locais preferidos dos habitantes e especialmente das famílias para fugir do estresse da vida urbana e comungar com a natureza e outras comunidades.

Livraria Serpentina / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Jardim
© Chao Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Serpentina / ATELIER XI" [Serpentine Bookhouse / ATELIER XI] 02 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000122/livraria-serpentina-atelier-xi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.