O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Catedral
  4. Noruega
  5. Schmidt Hammer Lassen Architects
  6. 2013
  7. Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur

Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur

Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur
© Adam Mørk
© Adam Mørk

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 17

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. A princesa da Noruega, Mette-Marit, acaba de inaugurar a Catedral de Northern Lights [Aurora Boreal] situada na cidade norueguesa de Alta cerca de 500 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Mesmo antes da inauguração, a catedral de 47 metros de altura, projetada pelos arquitetos do Schmidt Hammer Lassen Architects em cooperação com LINK arkitektur, foi concebida como um símbolo e um marco arquitetônico para toda a área.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Em 2001, quando o concurso de arquitetura para a Catedral da Aurora Boreal foi criado, o conselho da cidade de Alta não queria apenas uma nova igreja: buscavam um marco arquitetônico que sublinhasse o papel de Alta como um local público a partir do qual o fenômeno natural da aurora boreal pudesse ser observado.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

"A Catedral da Aurora Boreal é, na sua concepção um resultado da natureza circundante e da cultura local. O edifício é um marco, que através de sua arquitetura simboliza o fenômeno natural extraordinário das luzes do norte do Ártico", explica John F. Lassen, sócio fundador a arquitetos Schmidt Hammer Lassen Architects. Ele continua: "A catedral reflete, literal e metaforicamente, o fenômeno da aurora boreal: etérea, transitória, poética e bonita. Aparece como uma escultura solitária em interação com a natureza espetacular."

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O significado da aurora boreal se reflete na arquitetura da catedral. Os contornos da igreja ascendem como uma forma em espiral para o topo da torre do sino que está 47 metros acima do solo. A fachada, revestida em titânio, reflete as luzes do norte durante os longos períodos de escuridão do inverno ártico e enfatiza a experiência do fenômeno.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Dentro da área principal da catedral, a sala da igreja cria um contraste pacífico para o exterior dinâmico do edifício. Os materiais utilizados, concreto bruto para as paredes e madeira para os pisos, painéis e tetos, salientam o contexto nórdico. A luz do dia entra em todo o ambiente da igreja através das janelas, altas e finas, posicionadas irregularmente. Uma claraboia ilumina toda a parede atrás do altar criando uma atmosfera distinta no local.

Planta
Planta

A catedral, que pode acomodar até 350 pessoas em sua nave, também tem escritórios de administração, salas de aula, áreas de exposições e uma área paroquial.

Corte
Corte

A Catedral da Aurora Boreal em Alta é o último de uma fila de projetos culturais, projetados por Schmidt Hammer Lassen Architects. Em setembro de 2012, foi oficialmente inaugurada a Nova Biblioteca da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e em janeiro de 2013, o escritório ganhou o concurso para a concepção do novo Centro Cultural e Biblioteca em Karlshamn, Suécia. Além disso, os arquitetos atualmente trabalham em duas bibliotecas no Canadá - uma em Halifax e outra em Edmonton -, bem como a Dokk1 biblioteca multimédia em Aarhus, na Dinamarca. Quando concluída, em 2014, Dokk1 será a maior biblioteca pública na Escandinávia.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur" [Cathedral of the Northern Lights / schmidt hammer lassen architects + LINK arkitektur] 25 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99536/catedral-da-aurora-boreal-slash-shl-architects-plus-link-arkitektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.