Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur

Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur
© Adam Mørk
© Adam Mørk
Catedral  · 
Alta, Noruega
  • Engenheiro Autores deste projeto de arquitetura text, Rambøll AS, Alta, url,
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    0.0 m2

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 17

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. A princesa da Noruega, Mette-Marit, acaba de inaugurar a Catedral de Northern Lights [Aurora Boreal] situada na cidade norueguesa de Alta cerca de 500 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Mesmo antes da inauguração, a catedral de 47 metros de altura, projetada pelos arquitetos do Schmidt Hammer Lassen Architects em cooperação com LINK arkitektur, foi concebida como um símbolo e um marco arquitetônico para toda a área.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Em 2001, quando o concurso de arquitetura para a Catedral da Aurora Boreal foi criado, o conselho da cidade de Alta não queria apenas uma nova igreja: buscavam um marco arquitetônico que sublinhasse o papel de Alta como um local público a partir do qual o fenômeno natural da aurora boreal pudesse ser observado.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

"A Catedral da Aurora Boreal é, na sua concepção um resultado da natureza circundante e da cultura local. O edifício é um marco, que através de sua arquitetura simboliza o fenômeno natural extraordinário das luzes do norte do Ártico", explica John F. Lassen, sócio fundador a arquitetos Schmidt Hammer Lassen Architects. Ele continua: "A catedral reflete, literal e metaforicamente, o fenômeno da aurora boreal: etérea, transitória, poética e bonita. Aparece como uma escultura solitária em interação com a natureza espetacular."

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O significado da aurora boreal se reflete na arquitetura da catedral. Os contornos da igreja ascendem como uma forma em espiral para o topo da torre do sino que está 47 metros acima do solo. A fachada, revestida em titânio, reflete as luzes do norte durante os longos períodos de escuridão do inverno ártico e enfatiza a experiência do fenômeno.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Dentro da área principal da catedral, a sala da igreja cria um contraste pacífico para o exterior dinâmico do edifício. Os materiais utilizados, concreto bruto para as paredes e madeira para os pisos, painéis e tetos, salientam o contexto nórdico. A luz do dia entra em todo o ambiente da igreja através das janelas, altas e finas, posicionadas irregularmente. Uma claraboia ilumina toda a parede atrás do altar criando uma atmosfera distinta no local.

Planta
Planta

A catedral, que pode acomodar até 350 pessoas em sua nave, também tem escritórios de administração, salas de aula, áreas de exposições e uma área paroquial.

Corte
Corte

A Catedral da Aurora Boreal em Alta é o último de uma fila de projetos culturais, projetados por Schmidt Hammer Lassen Architects. Em setembro de 2012, foi oficialmente inaugurada a Nova Biblioteca da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e em janeiro de 2013, o escritório ganhou o concurso para a concepção do novo Centro Cultural e Biblioteca em Karlshamn, Suécia. Além disso, os arquitetos atualmente trabalham em duas bibliotecas no Canadá - uma em Halifax e outra em Edmonton -, bem como a Dokk1 biblioteca multimédia em Aarhus, na Dinamarca. Quando concluída, em 2014, Dokk1 será a maior biblioteca pública na Escandinávia.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: -

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur" [Cathedral of the Northern Lights / schmidt hammer lassen architects + LINK arkitektur] 25 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99536/catedral-da-aurora-boreal-slash-shl-architects-plus-link-arkitektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.