O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. SESC Pompeia comemora seus 30 anos com exposição sobre sua história

SESC Pompeia comemora seus 30 anos com exposição sobre sua história

  • 20:56 - 23 Fevereiro, 2014
SESC Pompeia comemora seus 30 anos com exposição sobre sua história
SESC Pompeia comemora seus 30 anos com exposição sobre sua história, Courtesy of Folha de S. Paulo
Courtesy of Folha de S. Paulo

A unidade do Sesc Pompeia comemora 30 anos de existência com uma exposição especial sobre sua história. O projeto, a única unidade do Sesc tombada, é de autoria da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, em colaboração com André Vainer e Marcelo Ferraz que são os responsáveis pela exposição.

A exposição é organizada em uma linha do tempo, que conta a história da antiga ocupação alemã da Mauser e Ibesa construída em 1983 até o projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi (1914-1992), antigamente chamado de Sesc Fábrica da Pompeia. A exposição procura ainda mostrar como durante os 30 anos de sua existência o Sesc Pompeia concretizou o ideal de convivência, entretenimento e lazer, estabelecendo-se como um dos mais importantes equipamentos urbanos da cidade de São Paulo.

A obra de Lina, concluída em 1982, depois de 9 anos de trabalho, conservou a estrutura original dos galpões que hoje são ocupados pela choperia e pelos ateliês. A atitude surpreendente da arquiteta na época de conservar estes espaços foi justificada por sua sensibilidade em perceber que esta fábrica abandonada já era ocupada por idosos e crianças mesmo antes de sua reforma. Além dos galpões, ao fundo do terreno, foram construídos dos blocos esportivos em concreto armado que contrasta com o tijolo da fábrica e, a fim de criar uma atmosfera mais aconchegante, Lina projetou um riacho e uma lareira para seus espaços de convivência.

Em 2009, o complexo cultural e esportivo foi tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

A exposição que acontece do dia 28 de Fevereiro a 30 de Junho, no Hall do Teatro, apresentará informações específicas sobre a construção da fábrica Mauser e Ibesa, o projeto de restauração e ampliação de Lina Bo Bardi, os conceitos do mobiliário e estruturas da edificação e fatos curiosos. Também serão expostos vídeos com entrevistas de Lina Bo Bardi, maquete eletrônica e registros históricos de shows, eventos, exposições, realizados ao longo dos últimos trinta anos.

  • Título

    Sesc Pompeia: 30 anos
  • Organizadores

  • De

    28 de Fevereiro de 2013, 10:00
  • Até

    30 de Junho de 2013, 20:06
  • Onde

    Sesc Pompeia
  • Endereço

    Rua Clélia, 93, São Paulo
Sobre este autor
Cita: "SESC Pompeia comemora seus 30 anos com exposição sobre sua história" 23 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99488/sesc-pompeia-comemora-seus-30-anos-com-exposicao-sobre-sua-historia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.