O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Armazéns /Depósitos
  4. Espanha
  5. Amas4arquitectura
  6. 2003
  7. Vinícola Pago de Carraovejas / Estudio Amas4arquitectura

Vinícola Pago de Carraovejas / Estudio Amas4arquitectura

Vinícola Pago de Carraovejas / Estudio Amas4arquitectura
Vinícola Pago de Carraovejas / Estudio Amas4arquitectura , © José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

© José María Díez Laplaza © José María Díez Laplaza © José María Díez Laplaza © José María Díez Laplaza + 32

  • Arquitetos

    Fernando Zaparaín Hernández, Javier López de Uribe, Laya Fermín Antuña Antuña, Eduardo García García
  • Localização

    Peñafiel, Espanha
  • Área

    10.112 m²
  • Ano do Projeto

    2003
  • Fotografias

© José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto pertence a uma série de obras através das quais pretendia-se questionar a liberdade do espaço como protagonista. Este espaço em branco, em forma de pátios, subtrações ou vazios, articula todo o edifício. A luz é controlada através de aberturas indiretas e singulares. A estrutura é composta por grandes elementos superficiais que são também os fechamentos. Graças a esta acumulação de massa portante, liberam-se grandes panos da fachada em que sombras e transparências agregam valor plástico ao edifício. O concreto, em diferentes tons, permite a continuidade pretendida sobre a qual abrem-se vazios significativos.

© José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

Toda a proposta para a ampliação de Pago de Carraovejas buscava manter as antigas naves nas quais se originou a vinícola - cuja aparência exterior não apresenta nenhuma identidade significativa - envolvendo-as com as novas edificações. A situação do terreno em declive permite que o ciclo do vinho seja feito com  ajuda da gravidade, com a descarga da uva no nível superior, a fermentação em um nível intermediário e a produção e despacho na cota mais baixa. Por isso as naves de produção, em concreto branco, emergem e se abrem para a deslumbrante paisagem do castelo de Peñafiel em meio aos vinhedos da propriedade.

© José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

Os edifícios de visitação e administração constituem a imagem exterior da vinícola. Aproveitam a topografia de linhas quebradas que articula várias praças em diferentes níveis. Assim se diferenciam os distintos acessos necessários à atividade. As fachadas são dois planos paralelos, entre os quais existem amplas varandas e balanços que sombreiam os fechamentos de vidro. Estes mirantes longitudinais acompanham e demarcam as vistas, delimitando a paisagem a partir da arquitetura.

© José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

Os diferentes usos se unificaram com o tratamento homogêneo de concreto tingido de tons avermelhados que traz calor tanto para o exterior quanto para o interior do edifício. No concreto utilizou-se um pigmento da Bayer com uma dosagem de 2% de pigmento para a quantidade de cimento misturado na usina. A mesma marca forneceu um estudo para determinar esta proporção. Outro detalhe importante foi a utilização de espaçadores de concreto tingidos da mesma cor, para que não houvessem marcas após desenformado.

© José María Díez Laplaza
© José María Díez Laplaza

A madeira de carvalho dos barris está por todo o edifício nos forros e nos pavimentos de uso não industrial. Em todo o projeto foram incorporados recursos simples de economia de energia, como espelhos d'água, coberturas ecológicas, aterros de terra natural, telas reguláveis exteriores, paredes grossas e forros ventilados.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Amas4arquitectura
Escritório
Cita: "Vinícola Pago de Carraovejas / Estudio Amas4arquitectura " [Bodega Pago de Carraovejas / Amas4arquitectura ] 24 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99355/vinicola-pago-de-carraovejas-slash-estudio-amas4arquitectura> ISSN 0719-8906