O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Mostra "Design da Periferia"

Mostra "Design da Periferia"

  • 20:30 - 10 Março, 2014
Mostra "Design da Periferia"

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, procurando continuar com a formação do acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, fez um mapeamento da produção artística, não especificamente erudita, que surge da capacidade de invenção do povo brasileiro.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

A mostra Design da Periferia, com curadoria de Adélia Borges, é o resultado das pesquisas realizadas por todo o Brasil em busca de preciosidades do "design brasileiro" que devem ser notadas. Devido à precariedade da vida de alguns brasileiros, soluções foram criadas em artefatos que procuram suprir as necessidades cotidianas. Segundo a curadora,  “o conceito de periferia é sempre relativo, ele depende de um centro, que pode ser geográfico – um país periférico aos que têm mais voz no mundo, ou a parte de uma cidade que está distante do seu centro, por exemplo – ou pode ser metafórico, no sentido de não pertencer ao mainstream. É com esse sentido que estamos trabalhando.”

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

A mostra está dividida em quatro módulos: rua, casa, corpo e brincadeiras, compostos por objetos, vídeos e fotografias. O módulo rua apresenta as instalações que ocupam os espaços urbanos como os vendedores ambulantes, anúncios gráficos, carros de sucata etc. O módulo casa destaca invenções domésticas. Já o módulo corpo exibe elementos que se relacionam com o "vestir" e outras extensões do corpo humano. E, por fim, as brincadeiras apresentam as releituras engenhosas do universo infantil.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

Todas as obras e fotografias apresentadas na exposição integram o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras. A Secretaria Municipal de Cultura iniciou em 2008 uma política ativa de aquisições, com rigorosa seleção, visando a constituir um acervo único no país, no campo da arte e do design popular, por considerar que é obrigação do poder público proteger esse patrimônio.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

A exposição é uma forma de destacar e uma oportunidade para que conheçamos soluções simples e inteligentes criadas pelas raízes do povo brasileiro.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

A exposição, que começou no fim de janeiro, acontece até o dia 29 de Julho no Pavilhão das Culturas Brasileira no Parque do Ibirapuera, com entrada gratuita.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana
Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: "Mostra "Design da Periferia"" 10 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96995/mostra-design-da-periferia> ISSN 0719-8906