O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aprendizagem
  4. Colômbia
  5. Espacio Colectivo Arquitectos
  6. 2012
  7. Primeiro Lugar no Concurso Protótipo de Escola de Música / Espacio Colectivo Arquitectos

Primeiro Lugar no Concurso Protótipo de Escola de Música / Espacio Colectivo Arquitectos

Primeiro Lugar no Concurso Protótipo de Escola de Música / Espacio Colectivo Arquitectos
Cortesía de Espacio Colectivo
Cortesía de Espacio Colectivo

Durante o mês de dezembro realizou-se a audiência de proclamação dos ganhadores do Concurso Público de Anteprojeto para um Protótipo de Escola de Música na Colômbia.
O júri afirmou que a proposta vencedora, do Espacio Colectivo Arquitectos, "planeja um sistema elemental, facilmente adaptável a qualquer topografia e clima, o que gera uma solução integral de fácil construção. Ao mesmo tempo propõe uma imagem institucional poderosa."

Mais informações sobre o projeto a seguir.

Cortesía de Espacio Colectivo
Cortesía de Espacio Colectivo

O projeto materializa um diagrama conceitual que explica a participação cultural dos 7 territórios sonoros ao redor da música na Colômbia. As diferenças as vezes marcadas entre estas contribuições culturais convergem em algo que chamamos "nossa música". Nossas identidades convergem em um lugar comum, de encontros e trocas.

Cortesía de Espacio Colectivo
Cortesía de Espacio Colectivo

Nossos territórios e suas influências musicais como atores configuram estrategicamente um sistema em constante movimento, que faz sucessões e integrações dos espaços ao redor de um átrio. Este átrio simboliza o espaço incorpóreo da música presente em nossas vidas e seu perímetro está conformado por módulos de ensinamentos, práticas e socialização para a comunidade. É um local de articulação social da diferença. Um espaço participativo que promove a inclusão e que a aproveita a música como ferramenta para juntar as pessoas e gerar altos níveis de apropriação e pertinência da comunidade sobre o edifício.

Cortesía de Espacio Colectivo
Cortesía de Espacio Colectivo

O átrio pode responder a variáveis do contexto como o clima e a topografia, e também a necessidade do programa e do entorno urbano. Pode ser um espaço que soluciona temas de conforto térmico e lumínico, ou um lugar de respostas lúdicas, de trocas sociais e encontros. O átrio é um espaço que outorga valor ao intangível: a contemplação, a inspiração, a evocação, os sonhos e a música em geral.

Planta
Planta

Este equipamento aberto à comunidade é uma pausa urbana de grande valor simbólico que oferece um lugar de encontro e intercâmbios. Um edifício público praça, jardim, transparente e permeável que permite ser percorrido visual e presencialmente. Sua conformação espacial permite a interação com a comunidade, sua escala permite a inserção em grande variedade de contextos e sua forma permite elaborar uma imagem poderosa como edifício institucional, o que garante sua presença na memória coletiva.

  • Arquitetos

    Aldo Marcelo Hurtado + Carlos Hernán Betancourt
  • Equipe

    Catalina Ospina, Esteban Castano, Andres Felipe Roldan, Erick Castro, Juan Ramirez Cuervo
  • Design Gráfico

    Carlos Andres Osorio Artunduaga
  • Assessoria Musical

    Maria Victoria Casas
  • Ano Projeto

    2012

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Primeiro Lugar no Concurso Protótipo de Escola de Música / Espacio Colectivo Arquitectos" [Primer Lugar Concurso Prototipo de Escuela de Musica / Espacio Colectivo Arquitectos] 05 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/95345/primeiro-lugar-no-concurso-prototipo-de-escola-de-musica-slash-espacio-colectivo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.