O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Brasil
  5. MAAM
  6. 2012
  7. Primeiro Colocado - CEAP Brasília / MAAM + Studioparalelo

Primeiro Colocado - CEAP Brasília / MAAM + Studioparalelo

Primeiro Colocado - CEAP Brasília / MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo

O objetivo do Concurso Público BRASÍLIA: TERRITÓRIO E PAISAGEM é a construção do Centro de Exposição Agropecuária de Planaltina (DF, Brasil), que abrange espaços de recreação e lazer, espaços de encontro, esporte, educação e cultura, além do programa de Parque de Exposições e Eventos Agropecuários.

Na continuação apresentamos o projeto ganhador do primeiro lugar, proposta da equipe MAAM + Studioparalelo.

Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo

CONSOLIDAÇÃO DE UMA MARGEM

São poucas as oportunidades que temos de criar verdadeiros marcos urbanos nas nossas cidades; exibir espaços significativos que tenham a capacidade de transformar o ambiente urbano. 

O projeto e implantação do novo complexo arquitetônico para o Centro de Exposição Agropecuária de Planaltina (CEAP) é, sem dúvida, uma dessas gratas oportunidades que não deve-se planejar desde um simples gesto de design privilegiando somente o estético.

O projeto é formulado partindo de um conjunto aberto e híbrido de chaves projetuais atentas a potencializar o poder transformador: escala, programa, estratégia e performance.

Planta + Corte Zona A
Planta + Corte Zona A

ESCALA

Trata-se de uma intervenção infra-estrutural. Os números referentes ao tamanho do programa, do terreno, da quantidade de pessoas que vão usufruir deste complexo impressionam. Trata-se, com certeza, de um equipamento de escala metropolitana. 

Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo

PROGRAMA

As atividades e eventos previstos, tem um peso fundamental na capacidade transformadora desta intervenção para a cidade de Planaltina. São atividades culturais, de divulgação, esportivas, de ensino e lazer que constituem uma das plataformas programáticas mais significativas da contemporaneidade.

Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo

ESTRATÉGIA

A hipótese do projeto como “campo infra-estrutural” (*).

As estratégias deste projeto afastam-se da concepção objetiva da arquitetura. Surgem estratégias de abordagem capazes de dialogar com o peculiar ambiente onde estará situado o parque de exposições. 

Desde a sua gênese o local tem vocação de articulador do meio natural com a cidade. Localizado na interface entre a Zona de Conservação da “Estação Ecológica Águas Emendadas” (EEAE) e a cidade, é um lugar único, portador de incrível oportunidade para repensar a relação das bordas entre a cidade e o área de reserva ambiental. 

Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo

PERFORMANCE

Na medida em que nos afastamos da “categoria objetiva” onde o infra-estrutural apresenta-se como um sistema (que conhecemos genérico, funcional e permanente), nos situamos numa categoria estratégica onde é mais pertinente pensar no “campo infra-estrutural” (com características específicas, simbolismo e resiliência).

Aqui o objeto não é validado por si só ou pelas características formais que possui, mas pela sua performance territorial, seu comportamento na realidade de usos atuais e futuros. 

Cortesía de MAAM + Studioparalelo
Cortesía de MAAM + Studioparalelo
  • Arquitetura

  • Localização

    Planaltina, Distrito Federal, Brasil
  • Equipe

    Matias Carballal, Mauricio López, Andrés Gobba, Luciano Rocha de Andrades, Silvio Lagranha Machado, Rochelle Rizzotto Castro, Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Aldo Lanzi, Guillermo Acosta, Fernando Suarez, Emiliano Etchegaray, Agustín Piña, Diego Morera, Mauricio Wood, Camilla Pereira, Jaqueline Lessa.
  • Ano de Projeto

    2012

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
MAAM
Escritório
Studioparalelo
Escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Primeiro Colocado - CEAP Brasília / MAAM + Studioparalelo" [Primer Premio CEAP Brasilia / MAAM + Studioparalelo] 04 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/95052/primeiro-colocado-ceap-brasilia-slash-maam-plus-studioparalelo> ISSN 0719-8906