O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Pitagoras Group
  6. 2011
  7. Casa L23 / Pitagoras Group

Casa L23 / Pitagoras Group

Casa L23 / Pitagoras Group
Casa L23 / Pitagoras Group, © Jose Campos
© Jose Campos

© Jose Campos © Jose Campos © Jose Campos © Jose Campos + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Guimaraes, Portugal
  • Arquiteto Responsável

    FERNANDO SEARA DE SÁ, RAUL ROQUE FIGUEIREDO, ALEXANDRE COELHO LIMA, MANUEL VILHENA ROQUE
  • Colaboração

    MARLENE SOUSA, arq
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num ponto mais elevado da cidade orientada a Oeste. No limite Este, onde a estrada municipal dá acesso, há um relevo acidentado, devido à existência de uma encosta. Para além da enconsta, o terreno tem uma leve pendente constante, longitudinalmente; como um promontório sobre a cidade. A casa é delimitada a Este por um muro de concreto que irrompe do chão e sustenta as terras mais altas - na fachada da entrada. Atrás do muro de concreto, prevendo as diferentes vistas do terreno, é desenhado um percurso inclinado, o acesso pedonal e automóvel, para uma primeira plataforma, onde encontramos a entrada.

© Jose Campos
© Jose Campos

Devido à diferença acentuada entre a fachada da rua (271.70) e a fachada média da plataforma principal do terreno, a entrada na casa é necessariamente no primeiro pavimento, onde há uma maior proximidade e é de fácil acesso. Esta nova plataforma recebe o visitante num espaço exterior pavimentado, delimitado a Norte / Oeste por um volume suspenso, que contribui decididamente para a caracterização volumétrica da casa. Este volume, é disposto transversalmente em relação ao lote, e é suportado por outros dois volumes. Para além da caracterização da área de entrada, ele hierarquiza a habitação, estabelecendo ligações importantes ente os diferentes espaços que constituem a casa. Desde a área de entrada, sob o volume suspenso, antecipam-se sucessos open spaces, jardins, para a plataforma principal, onde é desenhado um pátio entre os dois volumes. 

© Jose Campos
© Jose Campos

O programa no primeiro pavimento é composto pela entrada principal, o hall de entrada e a caixa de escadas que conecta os dois pavimentos. É a partir do hall que se separam os espaços privados (quartos) e os espaços coletivos (sala de estar e ginásio.)

© Jose Campos
© Jose Campos

Os quartos são dispostos sucessivamente, abertos para a varanda voltada para o pátio. No volume suspenso encontra-se um grande espçao destinado ao uso comum, com diferentes zonas (de trabalho, estudo, ler, lazer...) e também um pequeno ginásio conetado a uma piscina interior, no pavimento térreo. Devido à sia orientação, este espaço enfatiza uma relação visual com a paisagem mais distante, e simultaneamente desfruta da atmosfera criada no pátio abaixo. 

© Jose Campos
© Jose Campos

No pavimento térreo, o programa é distribuido nos dois volumes: um para a piscina e para o vestiário, e o outro para as áreas sociais e de serviço. O pátio funciona como uma extensão exterior do espaço dos quartos.

© Jose Campos
© Jose Campos

Quanto aos materiais utilizados, o concreto aparente pigmentado define o volume estrutural. Para revestir alguns painéis da fachada foi escolhido o zinco antracito. 

© Jose Campos
© Jose Campos

Nos decks exterior para o uso automóvel, optamos por cubo de basalto; nos percursos pedestres e nos espaços exteriores predominam paletes de madeira, como uma extensão dos pavimentos interiores. Os invólucros exteriores são de alumínio preto. A cobertura tem uma importância significativa na aparência geral da casa, uma vez que é totalmente visivel a partir da entrada no lote. Por esta razão (mas não só), optou-se por um acabamento em concreto poroso, tendo por objetivo criar uma superficie de drenagem totalmente uniforme. De alguma forma é o revestimento que nos ajuda a perceber a volumetria do edifício, que descobrimos à medida que o percorremos.

Planta pavimento térreo
Planta pavimento térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Pitagoras Group
Escritório
Cita: "Casa L23 / Pitagoras Group" [L23 House / Pitagoras Group] 21 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/92607/casa-l23-slash-pitagoras-arquitectos> ISSN 0719-8906