O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Chile
  5. Mobil Arquitectos
  6. 2011
  7. Hotel Refugia / Mobil Arquitectos

Hotel Refugia / Mobil Arquitectos

  • 16:00 - 8 Janeiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Hotel Refugia / Mobil Arquitectos
Hotel Refugia / Mobil Arquitectos, © Nico Saieh
© Nico Saieh
  • Arquitetura

  • Localização

    Dalcahue, Los Lagos Region, Chile
  • Arquitetos

    Sebastian Morandé, Patricio Browne, Antonio Lipthay
  • Arquiteto colaborador

    Cristian Palma
  • Área

    1250.0 m2
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 36

  • Engenharia Estrutural

    Rodrigo Mujica, VMB-engineering
  • Construção

    Ruben Paredes
  • Design Interior

    Ignacio Yrarrazaval
  • Eficiência Energética e Engenharia Fachada

    Esteban Undurraga, Juan Cristobal Perez
  • HVAC

    Juan Cristobal Perez
  • Design Paramétrico

    Lyon Bosch
  • Iluminação

    Monica Perez & Associates
  • Área Terreno

    6 ha.
Explodida
Explodida

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Refugia está localizado na Península Rilan na Ilha de Chiloé, na Região dos Lagos no sul do Chile. Do terreno se têm uma visão distante do mar interior do vulcão cravejado nos Andes no continente.  Próximo da península pode-se desfrutar o movimento das marés, a beleza pitoresca dos canais, e a rica biodiversidade dos pântanos de Pullao.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

A arquitetura do hotel busca desenhar um rastro de luz na topografia da paisagem. Na forma de uma ponte, arranjos lineares de quartos, suspensos por quatro pilares de concreto, são projetados para serem uma composição estrutural no topo de uma colina, mais do que um edifício opaco surgindo na natureza, maximizando a luz, o espaço, o céu e a perspectiva.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

O clima da ilha é ao mesmo tempo encantador e inconstante, e ás vezes, extremo. Em apenas uma hora pode fazer sol, chuva e/ou vento. Foi feito, então, um esforço para capturar o esplendor dessa variabilidade com extensas fachadas de vidro e telhados de madeira de lariço nos espaços centrais, assim como em espaços exteriores cobertos, encorajando o contato com o ambiente único de Chiloé.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Revestimento e Construção

Um dos desafios do projeto foi conciliar o fato de que as vistas do hotel são predominantemente para o sul, enquanto que captura ou dissipa o calor do sol vindo do norte no clima predominantemente frio e chuvoso de Chiloé. Para isso, estratégias passivas de projeto que otimizam o uso da energia utilizada, incluindo aproveitar o calor do sol absorvido pelo piso de concreto, promovendo a ventilação cruzada do calor para manter frios e arejados os espaços comuns, e usando beirais para evitar a entrada do sol durante o verão.  

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Outras considerações incluem o cálculo do efeito de conduzir a água da chuva, cuidadosamente projetando a orientação e configuração das aberturas para o aproveitamento da iluminação natural e para a manutenção do controle de calor, e empregando claraboias em locais estratégicos. Essas estratégias foram combinadas com sistemas mecânicos altamente eficientes em junção com uma pele isolada e ventilada projetada para garantir a menor perda de calor e a eficiência de arrefecimento.  

© Nico Saieh
© Nico Saieh

O uso da geometria e a aplicação da madeira no projeto da pele da estrutura, assim como das divisórias interiores, foram centrais para o conceito arquitetônico geral. Utilizar a tecnologia do design paramétrico para prever a melhor forma de cada painel de madeira e sua posição, complementados pelo trabalho artesanal para instalá-los, foi uma tecnica arquitetônica e construtiva inovadora que se mostrou bem sucedida - a fusão complementar da tecnologia e das habilidades manuais.

Planta térreo
Planta térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Refugia / Mobil Arquitectos" [Refugia Hotel / Mobil Arquitectos] 08 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/90654/hotel-refugia-slash-mobil-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.