O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. SAERGS premia Célia Ferraz de Souza como Arquiteta e Urbanista de 2012

SAERGS premia Célia Ferraz de Souza como Arquiteta e Urbanista de 2012

SAERGS premia Célia Ferraz de Souza como Arquiteta e Urbanista de 2012
SAERGS premia Célia Ferraz de Souza como Arquiteta e Urbanista de 2012 , SAERGS
SAERGS

No ano em que completou 40 anos de docência, a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS Célia Ferraz de Souza recebeu o prêmio de Arquiteta e Urbanista do Ano de 2012 do SAERGS. A cerimônia ocorreu na noite de 12 de dezembro, na sede do Sindicato, em Porto Alegre. Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, que contou com as apresentações da cantora Adriana Deffenti e do coral Canta Ventos.

Célia Ferraz de Souza
Célia Ferraz de Souza

Durante o discurso, Célia destacou que a paixão pelo ensino nasceu por acaso. “Não entrei na faculdade de Arquitetura querendo ser professora. Depois, percebi que dar aula também é uma forma de exercer a Arquitetura”, frisou. Sobre o que mudou em 40 anos de sala de aula, ela lembra a combatividade dos seus primeiros alunos, nos anos 1970, frente à Ditadura Militar que governava o país na época e o fato de hoje a Universidade oferecer mais oportunidades de crescimento profissional aos discentes.

Célia Ferraz de Souza lê discurso
Célia Ferraz de Souza lê discurso

Após rever muitos ex-estudantes durante a festa, a professora declarou-se muito feliz por formar tantos profissionais bem-sucedidos e disse que um dos grandes benefícios da docência é a “impressão de que o tempo não passa, pois trabalhamos sempre com a mesma faixa etária”. Sobre as características das aulas que dá, diz sempre ter incentivado todos os seus alunos a se dedicarem à prática da leitura.

A mudança de São Paulo para Porto Alegre, no início da carreira, causou transformação em sua vida pessoal. No entanto, aprendeu a amar a nova cidade, cuja evolução urbanística ainda acompanha através dos trabalhos de seus alunos. Ao receber o prêmio, a professora agradeceu ao marido e, citando Oscar Niemeyer, ressaltou a responsabilidade social das atividades dos Arquitetos e Urbanistas e o seu comprometimento com a prática como professora. Sobre ser a primeira mulher a receber o prêmio em 13 edições, Célia diz que o crescimento da representatividade feminina na Universidade vem ocorrendo de forma natural na Arquitetura e Urbanismo. “Quando me formei, em uma turma de 60 alunos, apenas 10 eram mulheres. Hoje, nas salas de aula, elas predominam”, lembrou. Em relação ao prêmio recebido, observou que "o mundo do trabalho está reconhecendo o mundo acadêmico".

Ivan Mizoguchi e Célia Ferraz de Souza
Ivan Mizoguchi e Célia Ferraz de Souza

Amigos parabenizam a homenageada

A ex-reitora da UFRGS Wrana Panizzi compareceu ao evento para cumprimentar a amiga Célia, com quem trabalhou no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. “Tive a oportunidade de acompanhar a trajetória dela nesse tempo todo. Célia se revelou não só uma professora competente, mas uma pessoa capaz de fazer com que os alunos tenham encantamento pela Arquitetura e Urbanismo”, destacou Wrana, que definiu Célia como uma pessoa  agregadora e cumprimentou os associados do SAERGS pela escolha. O Presidente do

Cicero Alvarez, Célia Ferraz de Souza e Bruno Mello
Cicero Alvarez, Célia Ferraz de Souza e Bruno Mello

CAU/RS, Roberto Py Gomes da Silveira, disse estar muito feliz com a homenagem à professora, de quem se tornou amigo no início de seu período de docência. O Arquiteto e Urbanista ainda avaliou o primeiro ano do Conselho, ressaltando que o desafio de implantação foi importante para definir a atuação no próximo ano.

Diretoria do SAERGS avalia 2012

No evento, o Presidente do SAERGS, Cicero Alvarez, e o Diretor 1º Secretário do Sindicato, Bruno Mello, fizeram um balanço da gestão em 2012. Cicero destacou que, nesse ano, percebeu-se que a atuação do Sindicato vai muito além dos esforços pela implantação do CAU. Para o Presidente, o papel da entidade compreende desde a defesa dos direitos da categoria até a luta por uma cidade mais humana e justa. Entre as ações do SAERGS citadas, estavam a ação contra o CREA-RS para garantir aos profissionais o acesso a suas documentações e o início de uma campanha de valorização profissional, marcada pelo lançamento da cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista. Ele também anunciou o concurso de reformulação da sede do SAERGS, a ser lançado em 2013, ano em que o Sindicato completa 40 anos.

Cicero Alvarez
Cicero Alvarez

Cicero ainda defendeu a união da categoria em uma entidade voltada para seus interesses específicos. Ele destacou o apoio da diretoria da FNA e das entidades como IAB-RS, AAI Brasil-RS e AsBEA-RS no início da gestão e o desejo de “construir um caminho mais harmônico, pois nossa visão de objetivo comum supera as nossas divergências momentâneas”.

Nos dois primeiros anos de gestão, segundo Bruno Mello, o Sindicato triplicou sua receita, aumentou o número de associados e as formas de comunicação com estes profissionais, realizou 62 reuniões de diretoria (todas abertas aos profissionais em geral) e aprovou o novo estatuto da entidade, que possibilitou a criação de novas diretorias, ampliando, assim, a atuação do SAERGS. Bruno ainda frisou a importância da mobilização da categoria para as eleições para nova diretoria, que ocorrem no próximo ano. “O Sindicato é uma entidade muito viva, é importante que haja diversos pontos de vista”, lembrou. Ao premiar Célia, Bruno agradeceu aos profissionais que contribuíram para a indicação dos três finalistas a Arquiteto e Urbanista do Ano e à participação dos associados na votação final.

As demais entidades e autoridades presentes no evento foram Antonio Tarcisio Reis, coordenador do Propur UFRGS, Briane Bicca, coordenadora do programa Monumenta, Cláudia Cabral, Coordenadora do Propar UFRGS, Gislaine Saibro, conselheira federal do CAU, Gunther Weiner, primeiro vice-presidente do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, Joaquim Haas, presidente da Asbea, Livia Piccinini, chefe do departamento de urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Roberto Py Gomes da Silveira, presidente do CAU/RS, Maria Cristina Dias Lay, diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Miriam Sartori Rodrigues, representante da Secretaria de cultura do Estado, Oscar Escher, diretor superintendente da Metroplan, Tiago Holzmann, presidente do IAB-RS, Silvia Barakat, presidenta da AAI Brasil-RS, Sônia Maria dos Santos Castro, representante do Senge-RS, e Solange Alessandra Pressa, representante da Prefeitura de Esteio.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "SAERGS premia Célia Ferraz de Souza como Arquiteta e Urbanista de 2012 " 21 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/88861/saergs-premia-celia-ferraz-de-souza-como-arquiteta-e-urbanista-de-2012> ISSN 0719-8906