![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Janela, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a404/b3fc/4b7c/9900/004e/newsletter/1345837264-bruno-do-val.jpg?1361393411)
A Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, é parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Este conjunto é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo, abrigando vários ícones do modernismo brasileiro. Além disso, as placas de trânsito que apontam o caminho para Belo Horizonte, aparece na forma da Igreja, que acabou como o símbolo da cidade.
Sendo uma das primeiras obras do arquiteto, com a qual ele ganhou reconhecimento em todo o país, Niemeyer encontrou a oportunidade de desafiar a monotonia que rodeava a arquitetura contemporânea, aproveitando-se da liberdade plástica que o concreto permite, dando início a sua arquitetura de curvas que o caracteriza até hoje.
![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Imagem 3 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a416/b3fc/4b7c/9900/0059/newsletter/1345837308-ronaldo-de-carvalho2.jpg?1354146838)
A igreja, apesar de ser considerada como a obra-prima do conjunto, recebeu muitas críticas dentro do ambiente cultural tradicional da cidade, e especialmente das autoridades eclesiásticas, que por 14 anos não permitiram a consagração da capela, devido, entre outras coisas, a sua forma pouco ortodoxa. Esta forma representa um uso completamente revolucionário do concreto para obras religiosas.
![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Imagem 7 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a412/b3fc/4b7c/9900/0055/medium_jpg/1345837299-ronaldo-de-carvalho.jpg?1354146834)
É característico o uso do concreto neste trabalho, no qual se conseguiu os volumes de grande riqueza formal, incorporando, ao mesmo tempo, valores poéticos da cultura do país. Suas curvas e linhas oblíquas, lhe conferem um caráter assimétrico e flexível, refletindo a exploração máxima das possibilidades plásticas e potencialidades escultóricas oferecidas pelo concreto armado.
![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Imagem 16 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a403/b3fc/4b7c/9900/004d/newsletter/1345837265-calessa.jpg?1354146819)
Estas curvas também mantém uma continuidade visual harmônica entre os volumes habitáveis, que se relacionam para gerar um grande espaço comum com diversas formas de ser percorrido.
![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Imagem 11 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a407/b3fc/4b7c/9900/0050/medium_jpg/1345837279-marcelorf011.jpg?1354146823)
A sua estrutura é composta por arcos que formam cada abóbada. As duas maiores são o teto da nave e do altar, enquanto que as menores, na parte de trás, servem de apoio. O uso dessa forma parabólica permite que um único elemento forme a cobertura e as paredes, sem recorrer a estruturas independentes. Em contraste com o conjunto, aparecem o campanário e a marquise da entrada, como elementos independentes.
![Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer - Imagem 14 de 17](https://images.adsttc.com/media/images/50b6/a41c/b3fc/4b7c/9900/005b/newsletter/1345837322-ronaldo-de-carvalho5.jpg?1354146844)
Niemeyer teve a colaboração do engenheiro de estruturas, e poeta, Joaquim Cardoso, do artista brasileiro Candido Portinari e o paisagista Burle Marx, que projetou os jardins exteriores. É possível notar os fortes elementos decorativos presentes nas laterais da nave principal. Toda a parede do fundo é ocupada por um mural de São Francisco pintado por Portinari, como a fachada traseira que é coberta por uma composição branca e azulejos azuis. E, para chamar a atenção para o mural, o arquiteto estreita a abóboda até o altar. Um jogo de luz entre o coro iluminado e madeira escura da nave destacam o mural.
- Ano: 1943