O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Argentina
  5. vEstudio Arquitectura
  6. Loja SIMPLES / vEstudio Arquitectura

Loja SIMPLES / vEstudio Arquitectura

  • 16:00 - 17 Novembro, 2012
  • Traduzido por Gica Fernandes
Loja SIMPLES / vEstudio Arquitectura
Loja SIMPLES / vEstudio Arquitectura, © Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

© Anabella Goldberger © Anabella Goldberger © Anabella Goldberger © Anabella Goldberger + 22

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome da loja era tão significativo que automaticamente ordenou todas as instâncias do projeto, a obra e o espaço resultante: Simples.

Uma casa antiga e um grande galpão se uniram  para formar um generoso espaço de venda de móveis e objetos de decoração. São mais de 600m2 distribuídos principalmente em um pavimento, e um par de mezzaninos menores.

© Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

O trabalho sobre estes edifícios pré-existentes busca materializar um entorno flexível e perceptivelmente neutro, que possa funcionar como fundo organizador da variedade de produtos que oferece a loja. A intervenção gira em torno ao problema da continuidade e a separação, a unidade e a divisão, em definitivo, opera sobre a construção dos limites internos e suas relações.

© Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

Praticou-se uma operação aparentemente contraditória onde modificaram-se ambos edifícios para transforma-los em um único espaço e logo interveio-se cuidadosamente para subdividi-lo novamente dando lugar a vários "contentores ambientais". Enquanto a primeira intervenção modifica fortemente a estrutura física e funcional do existente para alcançar unidade, a segunda é mais leve, porque busca organizar as divisórias de uma maneira sutil. Sem perder a unidade do grande espaço, uma série de elementos de arquitetura vão gerando diferentes instâncias espaciais, vão se configurando como limites estruturais que brindam referências para reconhecer uma sucessão de ambientes dentro de um todo. Estes compartimentos são suficientemente ambíguos como para adaptar-se a diferentes escalas, e suficientemente neutros para receber qualquer ambientação que a marca requeira.

© Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

O manejo de várias escalas e proporções busca brindar a diversidade espacial que permite recriar os lugares em que transcorre a vida cotidiana;  as diferenças e transições entre o íntimo e o social, o público e o privado, o externo e o interno. Todos estes sinais espaciais serão completados e complementados com as diversas ambientações que são o produto desta loja. O edifício se materializa desta maneira como um grande suporte, como um "container" que brinda apenas um cenário onde conviverá a futura diversidade de ambientes.

© Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

Todo o edifício se materializa em duotono preto e branco enfatizando sua qualidade neutra, o branco materializa os fundos mais duros: pisos, paredes perimetrais e tetos, e o preto as estruturas metálicas que definem os limites mais permeáveis e as aberturas. 

© Anabella Goldberger
© Anabella Goldberger

Uma espécie de calçada ou rua central vai conectando os diferentes setores como se tratasse de um espaço exterior, brindando ao usuário a possibilidade de identificar as diferenças entre os ambientes internos.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
vEstudio Arquitectura
Escritório
Cita: "Loja SIMPLES / vEstudio Arquitectura" [Tienda SIMPLE / vEstudio Arquitectura] 17 Nov 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80744/loja-simples-slash-vestudio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.