O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Teatro Masrah Al Qasba / Magma Architecture

Teatro Masrah Al Qasba / Magma Architecture

Teatro Masrah Al Qasba / Magma Architecture
Teatro Masrah Al Qasba / Magma Architecture, © Torsten Seidel
© Torsten Seidel

A proposta do cliente era criar um teatro igualmente enraizado na natureza e na história do Emirado de Sharjah, resguardando seu futuro cultural. O desenho se embasa na sutil fusão da vida cotidiana com o passado e o mundo contemporâneo do teatro. Na época da vida nômade, as notícias se transmitiam através da narração oral ao ar livre da paisagem do deserto noturno.

© Torsten Seidel

O desenho para o auditório Al Qasba tem como referência e inspiração a natureza de Sharjah e sugere uma paisagem cenográfica invertida e totalmente fechada. Superfícies onduladas com faixas de luz nas linhas de dobras atravessam o teto, evocando imagens do entardecer refletido nas dunas de areia. Os visitantes que entram no auditório se desconectam da vida diária para imergir no surpreendente e chamativo espaço do cenário narrativo do Teatro Masrah Al Qasba.

© Torsten Seidel

Passado e presente estão também refletidos na escolha dos materiais do projeto. A pele interior é feita a partir de materiais têxteis, tradicionais na construção da região, embora trabalhado de maneira contemporânea com alta tecnologia. O tecido envolve as paredes e o teto do auditório criando uma superfície lisa e contínua. A iluminação acentua suavemente as formas de curvatura dupla.

Cortesia de Magma Architecture

O desenho permite iluminar o espaço sem deslumbrar os visitantes. Instaladas no teto inclinado, de frente para o palco, as luzes do auditório permanecem invisíveis para quem está nas poltronas. Outros pontos de luz, instalados nas fendas da superfície, podem ser apagadas, criando uma iluminação tênue para conferências e palestras. Magma arquitetura projetou e remodelou também o hall de entrada do teatro e as salas adjacentes. Um espaço completamente branco com iluminação suave que muda de cor convida os visitantes a conhecer e permanecer no lugar.

© Torsten Seidel

O teatro Al Qasba é o principal destino turístico, cultural e de entretenimento do Emirado do Sharjah. Dois edifícios de 150 metros de comprimento e quatro pavimentos se voltam para as margens do canal Al Qasba. Eles abrigam galerias de arte, comércios, restaurantes, centros empresariais, salas de reuniões e escritórios, ladeados por uma roda-gigante. O Teatro Al Qasba é o lugar de celebração de eventos culturais e de entretenimento, como o festival anual de cinema de Sharjah. Magma arquitetura foi encarregado de fazer o projeto em 2008 pela Autoridade de Desenvolvimento de Al Qasba. A construção se iniciou em Sharjah em 2011 foi concluída em 2012.

© Torsten Seidel

Uma solução técnica simples foi desenvolvida para criar as superfícies de dupla curvatura do auditório. O teto e as paredes da sala são cobertas por um tecido de poliamida e elastano esticado sobre estruturas de alumínio. Hastes empurram o tecido para formar as colinas e os vales da caixa. Os ângulos das curvas de alumínio foram concebidos através de uma máquina de dobra computadorizada.

© Torsten Seidel

O tecido é à prova de fogo e se fixa aos perfis de alumínio com grampos Keeder. As instalações técnicas, como ar-condicionado, equipamento de som, aparatos de iluminação, cabeamento elétrico e isolamento acústico ficam ocultos atrás da superfície porosa do tecido. As luzes dos pontos de manutenção e as saídas de ventilação estão embutidas nas juntas do teto.

© Torsten Seidel

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Magma Architecture
  • Ano: 2012
  • Área construída: 820 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tecido e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Magma Architecture
  2. Equipe de Projeto: Martin Ostermann, Lena Kleinheinz, Hendrik Bohle, Philipp Mecke, Anke Noske, Carlos Lara

 

Informação Complementar:

  1. Mecânica e Engenharia Elétrica: Sarraj SMEP Engineering Consultants
  2. Acústica: Akustik Ingenieurbüro Moll

 

  1. Cliente: Al Qasba Development Authority

Cita: Romullo Baratto Fontenelle, Joanna Helm. "Teatro Masrah Al Qasba / Magma Architecture" 12 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80015/teatro-masrah-al-qasba-magma-architecture> ISSN 0719-8906