O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Cuatro / Hernández Silva Arquitectos

Casa Cuatro / Hernández Silva Arquitectos

Casa Cuatro / Hernández Silva Arquitectos
Casa Cuatro / Hernández Silva Arquitectos, © Carlos Díaz Corona
© Carlos Díaz Corona

 

O terreno, com uma forma muito irregular, situa-se em um pequeno loteamento, no limite oeste da cidade. É um lugar muito tranquilo, onde os vizinhos são obrigados a ter um bom contexto urbano, arborizado e com o mínimo possível de automóveis. Os clientes, amigos antigos do arquiteto, pediram por uma casa cômoda, prática e agradável, o que obrigou a um rigor com os espaços, as circulações e a proposta funcional da mesma.

© Carlos Díaz Corona

A implantação do projeto utiliza os dois limites laterais em forma de leque, deixando à frente duas entradas semi enterradas para carros e conformando uma plataforma para o ingresso dos pedestres. Estes dois limites deram a forma de um “boomerang”, aumentando o perímetro da relação casa-jardim na parte posterior.

Croquis 1

O conceito formal parte de um grande corpo dobrado que paira por trás de um muro imponente que cobre a casa, recoberto de pedras acinzentadas e flutua sobre uma parede artesanal feita de tiras de pedras pretas.

Croquis 4

O segundo pavimento parece voar e conforma um espaço que abriga o visitante. A distribuição de espaços é muito simples: no subsolo encontram-se a garagem e os serviços; no térreo a área social (do dia), a qual conecta-se à área íntima (da noite) através de um grande vazio, e seu ingresso se dá por uma única circulação vertical.

© Carlos Díaz Corona

Ao adentrar a casa, o visitante é recebido por um pátio interno de pé direito duplo, onde se encontra uma árvore de 6 metros, que gera uma atmosfera muito tranquila. Atrás dela, está a escada, que comunica os três níveis e absorve uma parte dos ângulos gerados pelos volumes em “v”.

© Carlos Díaz Corona

A implantação do terreno em leste-oeste permite uma relação com a zona arborizada do beco e ao mesmo tempo outorga privacidade ao interior, com a instalação de uma persiana na fachada frontal. Os espaços são quase isentos de paredes, as salas de estar e jantar unem-se em um grande espaço que se abre completamente ao exterior com esquadrias que se escondem e se comunicam tanto ao jardim e o terraço.

© Carlos Díaz Corona

Este terraço está localizado em um ponto intermediário entre a cozinha e a área social, mas parece estender-se ao fundo do jardim com um relacionamento direto ao uso da piscina, que é o fim do lote. Até o oeste, a forte insolação é controlada por elementos generosos.

© Carlos Díaz Corona

Paredes em balanço, no segundo pavimento, barram grande parte desta insoloção. No segundo nível, os cômodos são comunicados através de um corredor simples, onde se encontram os dormitórios. A sala de estar se estende a partir do pátio de entrada.

© Carlos Díaz Corona

A residência utiliza materiais simples:  Laminados, aço branco, alumínio esmaltado, pedras cinzentas de San Andrés, pedras América escuras, madeira de nogueira e vidro temperado sem caixilhos, no térreo.

© Carlos Díaz Corona

Os interiores dos banheiros e áreas de serviços são recobertos por porcelanatos e venezianas. Alguns volumes de concreto aparente sobressaem, dando mais força ao interior. Foi utilizado pinturas de alto brilho nas paredes para adicionar profundidade e vibração à casa. Generosas claraboias mantêm a casa bem iluminada.

 

© Carlos Díaz Corona

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Hernández Silva Arquitectos
  • Ano: 2012
  • Área construída: 584 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Zapopan, México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Hernández Silva Arquitectos
  2. Arquiteto Principal: Jorge Luis Hernández Silva
  3. Equipe de Projeto: Alejandro Aponte Gómez, Andrea Assad Álvarez

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza, Joanna Helm. "Casa Cuatro / Hernández Silva Arquitectos" 10 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/79840/casa-cuatro-hernandez-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.