O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição no MCB - Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes

Exposição no MCB - Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes

  • 13:00 - 6 Novembro, 2012
Exposição no MCB - Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes
Exposição no MCB - Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes, Cortesia de Museu da Casa Brasileira
Cortesia de Museu da Casa Brasileira

Inaugura hoje no Museu da Casa Brasileira a “Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes”, um projeto de intercâmbio e uma exposição que visam investigar e mostrar o potencial dos resíduos sólidos como materiais construtivos e criativos. Parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o MOTI – Museu da Imagem, de Breda, na Holanda, o projeto conta com a participação de designers, arquitetos e artistas brasileiros e holandeses, sendo dividido em duas etapas – exposição apresentando breve atuação dos envolvidos; e produção coletiva -, ambas abertas à visitação do público. Participam três representantes de cada país: Thiago Bender (artista de rua), Rodrigo Bueno (artista visual) e Christian Ullmann (designer), do Brasil; Klaas Kuiken (designer), Jan Eric Visser (artista visual) e o coletivo Refunc (arquitetos e designers), da Holanda. Com curadoria de Mara Gama (Brasil) e Joanna van der Zanden (Holanda), o projeto terá ainda, em 2013, nova edição a ser realizada no MOTI – Museu da Imagem, com o mesmo grupo de participantes.

“Os artistas e designers do projeto irão trabalhar juntos em um ateliê ao vivo no Museu da Casa Brasileira, investigando confluências e compartilhando suas pesquisas e abordagens em relação aos resíduos sólidos”, explicam as curadoras, que visam gerar reflexões sobre questões como: Os resíduos são vistos de maneira diferente nos dois países? É possível transformar a imagem negativa dos descartes por meio de seu reaproveitamento criativo?

A exposição de obras pré-selecionadas dos participantes do projeto, ligadas ao tema do reuso, será inaugurada no dia 6 de novembro. No dia seguinte, os seis participantes farão visitas a ateliês e cooperativas de reciclagem para coletar materiais que serão usados entre 8 e 10/11, durante o trabalho de criação coletiva. O resultado do intercâmbio será mostrado a partir do sábado, 10 de novembro, dia em que haverá encontro informal com os artistas no espaço expositivo do MCB, aberto ao público.

“Todos nós produzimos resíduos, independentemente de onde estivermos no planeta. Restos de embalagens, tecidos, lixo eletrônico, objetos quebrados, sucatas de veículos e entulho da construção são as sobras da nossa riqueza, consideradas inúteis e jogadas fora ou deixadas para trás. Mas os resíduos podem também ser relevantes e usados para criar novos produtos”, concluem Joanna van der Zanden e Mara Gama.

Inauguração: dia 06 de Novembro às 19h30

Exposição: 06 a 25 de Novembro (entrada gratuita)

Local: Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – São Paulo – SP

Mais informações sobre a exposição aqui.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: "Exposição no MCB - Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes" 06 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/78886/exposicao-no-mcb-re-design-brasileiros-e-holandeses-experimentam-descartes> ISSN 0719-8906