O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 48 Logements – Vitry sur Seine / Gaëtan Le Penhuel Architecture

48 Logements – Vitry sur Seine / Gaëtan Le Penhuel Architecture

48 Logements – Vitry sur Seine / Gaëtan Le Penhuel Architecture
48 Logements – Vitry sur Seine / Gaëtan Le Penhuel Architecture, © Sergio Grazia
© Sergio Grazia

© Sergio Grazia

Esta obra de habitação destinada ao aluguel é parte da renovação urbana da área de Concorde Stalingrad, em Vitry-sur-Seine, nos subúrbios próximos a Paris. Entre a RN 305 e encostas, o lote Champs Fleuris atua como um elo entre as dimensões urbanas. As 48 unidades estão divididas em duas entidades distintas: 24 unidades em um prédio de apartamentos de 7 pavimentos, com frentes para a avenida Stalingrad, no nordeste do terreno, e as outras 24 residências desenvolvem-se a partir de um núcleo central, em parcelas fragmentadas de até 3 pavimentos.

© Sergio Grazia

O acesso da avenida central, sob o edifício, serve toda a construção, e continua como um caminho de pedestres. O núcleo do terreno está em um nível 90 centímetro mais alto e pode ser visto a partir da avenida, através de um filtro de vidro colorido. Como há a presença do estacionamento subterrâneo em todo o lote, jardins privados e floreiras com árvores pontuam o caminho, a espinha dorsal do projeto e atuam como um filtro de vegetação.

© Sergio Grazia

A maior edificação possui pavimentos tipos compostos por 5 unidades, sendo 4 delas com dupla orientação. Na cobertura, apartamentos duplex possuem um recuo do alinhamento, e, assim, beneficiam-se de terraços para a cidade. A fachada sul é caracterizada pelas varandas longitudinais coletivas complementadas por painéis móveis que permitem mudar a privacidade dos lares e os ganhos solares.

© Sergio Grazia

O núcleo do lote possui uma escala mais densa, onde todos têm grandes áreas ao ar livre. Os apartamentos tipos alternam-se entre casas com acesso privado, diretamente da rua, e habitações com entradas semipúblicas, proporcionando atípicas unidades duplex e triplex, onde salas de estar ficam acima dos dormitórios e conformam grandes terraços.

© Sergio Grazia

Fachadas, isoladas a partir do exterior, são tratados com dois revestimentos de qualidade: uma suave em chapa de aço ondulada, a outra dobrada em chapas laqueadas. Um conjunto de quadros e painéis de metal deslizantes esconde a racionalidade dos pavimentos tipo sobre a avenida. No piso térreo, o concreto bruto revestido com esmalte anti-graffiti garante durabilidade das estruturas na rua. No núcleo da propriedade, o concreto estampado misturado com a vegetação revela uma materialidade genuína contrastando com o revestimento de metal.

Corte
Planta pavimento térreo

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gaëtan Le Penhuel Architecture
  • Ano: 2012
  • Área construída: 4750 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Vitry-sur-Seine, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Gaëtan Le Penhuel Architecture
  2. Cliente: OPH de VITRY
  3. Parceiros: TECH ingénierie

Cita: Eduardo Souza. "48 Logements – Vitry sur Seine / Gaëtan Le Penhuel Architecture" 28 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77877/48-logements-vitry-sur-seine-gaetan-le-penhuel-architecture> ISSN 0719-8906