O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Nexus / Johnsen Schmaling Architects

Casa Nexus / Johnsen Schmaling Architects

Casa Nexus / Johnsen Schmaling Architects
Casa Nexus / Johnsen Schmaling Architects, © John J. Macaulay
© John J. Macaulay

A Casa Nexus, uma residência compacta para uma família de quatro pessoas, ocupa um lote pequeno em University Heights, distrito residencial histórico que abriga casas icônicas de Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, Keck &  Keck, entre outros. Contestando a ordem de preservação local, cujas regras estritas ordenam um mimetismo estilístico, deixando de reconhecer a rica diversidade cultural da vizinhança, foi projetado um edifício sóbrio, assumidamente contemporâneo, volumetricamente restrito, localizado na parte de trás do local trapezoidal. Evita a concorrência visual com seus dois vizinhos, uma casa colonial espanhola, de 100 anos de idade e a Ely House, de 1896, um marco estimado no Registro Nacional de Locais Históricos.

© John J. Macaulay

É composta por dois blocos principais edificados: um volume de tijolos, parcialmente enterrado na topografia do terreno; e outro, revestido por madeira cedro, que se desenvolve acima e através do volume, transformando-se em um balanço que confere sombra para a face sul do pátio. Seguindo esta partição binária, as funções “públicas” – de garagem, salas de apoio, e um salão de estar aberta – estão localizados na base de tijolo, enquanto os espaços “privados” – dormitórios no nível superior, banheiros, e uma pequena sala de leitura – são alojados no volume de cedro. Degraus levam até a inclinação da  porta principal da casa, de vidro com uma cobertura de aço delicado marcando a articulação vertical entre os dois blocos distintos. A porta de entrada abre-se para um pequeno vestíbulo que leva à sala de estar, um espaço aberto para cozinhar, comer e conviver, onde uma série de esquadrias do chão ao teto oferece aos hóspedes vistas cuidadosamente enquadradas do bairro.

© John J. Macaulay

Os interiores deliberadamente neutros da sala de estar são complementados por uma gama de objetos escuros em madeira que ancoram o espaço aberto: Um pequeno centro de entretenimento; uma lareira e chaminé; e uma parede de madeira e cobertura que conformam um espaço íntimo, com a opção de ser separado da sala de estar por grandes portas de correr, servindo como um quarto de hóspedes ou sala de estudo.

Diagrama

Ficha técnica:

Equipe:

Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects

Localização: Madison, Wisconsin, Estados Unidos
Ano Projeto: 2012
Área Projeto: 185,80m²
Fotógrafo: John J. Macaulay

Sobre este escritório
Johnsen Schmaling Architects
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Nexus / Johnsen Schmaling Architects" 27 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77791/casa-nexus-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906