O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vídeo: Prelúdio / Hernán Maldonado

Vídeo: Prelúdio / Hernán Maldonado

Vídeo: Prelúdio / Hernán Maldonado
Vídeo: Prelúdio / Hernán Maldonado, Cortesia de Hernán Maldonado
Cortesia de Hernán Maldonado

Durante um instante, imaginemos uma paisagem: inúmeras pessoas (quase cem) realizam atividades simultâneas, constroem e transformam, movem-se entusiasmados daqui para lá, para um objetivo comum, riem e trocam olhares, voltam a construir, acertam e erram, posam para uma foto, efêmero como a captura de uma  imagem e evitar assim confiar em sua própria memória.

Como eles constroem, por um momento são capazes de obscurecer o projeto original, transformá-lo em uma busca de resultado superior e de incorporar novos elementos que alimentam essa ideia original. Simultaneamente, respeitam muito os desenhos construtivos, nunca saem do script, não ouvem ou enxergam além de sua meta específica. Como eles constroem, esperando ansiosamente por um resultado e esse resultado é visual, conceitual, artístico é natural e urbano. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os tipos de materiais que, por vezes, são inclassificáveis, ordinários e invisíveis.

Cortesia de Hernán Maldonado

Inúmeras pessoas viajam a muitos lugares, várias vezes. Eles também são capazes de repetir e ir algumas vezes ao mesmo lugar, se necessário. Alguns, quando alcançam o local esperado e ideal, não se movem. Hospedam-se ali de maneira impenetrável para alcançar o resultado esperado.

Depois de decorrido o eterno momento, e usando a mesma cerimônia, a desconstrução do evento ocorre. Como se não tivessem estado lá, aquelas pessoas retiram as coisas, recuam, e saem com sacos grandes de conteúdo, com o registro digital valioso e agora, com a memória.

Cortesia de Hernán Maldonado

Em silêncio, voltam às suas casas com um grato sentimento: realizaram uma construção comum, levantaram os primeiros edifícios, realizaram a ansiada intervenção.

Na vastidão da Patagônia, no coração do centro da cidade ou nas margens de La Boca, os alunos fizeram várias intervenções urbanas e da paisagem, a fim de compreender um lugar e incorporar sua essência e significado.

Cortesia de Hernán Maldonado

Através da ação concreta, projetaram e construíram infinitas instalações, que em maior ou menor grau, transmitem ideias e pensamentos de pequena e grande escala a respeito de um fato específico, uma paisagem, intervindo imediatamente, observando e registrando o resultado.

Há intervenções de todo tipo: conservadoras e arriscadas, enormes e mínimas, sutis, delicadas, brutais, ingênuas ou sofisticadas, algumas até inconclusivas. Para poder realiza-las se requereu um esforço conjunto, sem perder a individualidade sutil. No total, há aquelas instalações silenciosas que estabelecem um encontro íntimo ou as que cativaram a observação de mais observadores transitórios e privilegiados nos acontecimentos.

Cortesia de Hernán Maldonado

As intervenções realizadas perseguem um objetivo comum futuro: incorporar um conhecimento do lugar de maneira que alimente, desde uma alternativa lateral e inconsciente, a imediata produção dos projetos de arquitetura do escritório.

Cortesia de Hernán Maldonado

Creio que o resultado de maior interesse consiste na possibilidade de despertar e estimular a reflexão através do fazer, com o objetivo de poder chegar à raiz do aluno e, a partir daí, poder construir um resultado genuíno e comprometido que estabeleça um valor agregado ao desenvolvimento acadêmico em seu conjunto.

Hernán Maldonado

Cita: Eduardo Souza. "Vídeo: Prelúdio / Hernán Maldonado" 27 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77784/video-preludio-hernan-maldonado> ISSN 0719-8906