Encontros de Outono: Maneirismo em Portugal. Identidade ou repetição formalista? / Porto

Encontros de Outono: Maneirismo em Portugal. Identidade ou repetição formalista? / Porto

A propósito do lançamento de duas novas Sebentas de História de Arquitectura Moderna, da autoria de Domingos Tavares, a Dafne Editora promove um encontro que coloca uma questão relacionada com o enunciado da arquitectura clássica.

Maneirismo em Portugal
Identidade ou repetição formalista?
26 de Outubro de 2012, Sexta-feira, 14h30-19h00
Auditório Fernando Távora
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Sessão 1 – 14H30–17H00
Domingos Tavares, entre classicismo e maneirismo
Rafael Moreira, princípios da mudança na arquitectura portuguesa do renascimento e a sua teorização tratadística (como “inventei” antónio rodrigues)
Alexandre Alves Costa, nacional e internacional

Intervalo para café

Sessão 2 – 17H30–19H30
Marta Oliveira, o modo chão na arquitectura portuguesa
Maria de Lurdes Craveiro, bases eruditas da arquitectura Joanina
Susana Matos Abreu, a recepção de Cesariano e de Serlio

O maneirismo, referido à arte do Renascimento, corresponde a um tempo preciso que teve início no segundo quartel do século XVI, envolvendo a acção de artistas formados entre Florença e Roma sob o impacto das propostas de Bramante, Raffaello ou Leonardo da Vinci. Identifica-se como atitude radical que transforma o natural em artificioso, manipulando as diferentes manifestações estilísticas da antiguidade numa prática combinatória que torna extremamente ambíguo o significado das formas encontradas. Na Europa e em Portugal, o Maneirismo identifica-se como um esforço para superar o Gótico, tomando dos exemplos colhidos na arte italiana as formas evocadoras de uma hipotética tradição clássica.

Entrada Livre
A participação neste colóquio confere 2 créditos de “Formação opcional em matérias de arquitectura” no âmbito estágio profissional para admissão à Ordem dos Arquitectos.

Organização: Dafne Editora
Colaboração: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP)
Apoio à divulgação: Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte / ARQ OUT

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontros de Outono: Maneirismo em Portugal. Identidade ou repetição formalista? / Porto" 24 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-77579/encontros-de-outono-maneirismo-em-portugal-identidade-ou-repeticao-formalista-porto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.