O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Reabilitação do Arquivo Histórico de Huesca / ACXT

Reabilitação do Arquivo Histórico de Huesca / ACXT

Reabilitação do Arquivo Histórico de Huesca / ACXT
Reabilitação do Arquivo Histórico de Huesca / ACXT, © Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

O projeto consiste na Rehabilitação da Torre Oeste da Prefeitura de Huesca como Arquivo Municipal.

© Iñaki Bergera

Por sua posição e volumetria – o Arquivo arremata o conjunto de edifícios que formam a Prefeitura de Huesca – a torre apresenta uma imagem inacabada, já que os muros leste e oeste teriam sido anexados a outra edificação: O muro oeste é uma parede de taipa com fiadas de tijolos, praticamente cega, com aberturas desordenadas e algumas delas fechadas; O muro leste é uma fachada cega, exceto pela abertura no térreo.

© Iñaki Bergera

Na ação propomos tratar os fechamentos laterais, leste e oeste, convertendo-os em fachadas, de modo que a peça inacabada transforme-se em uma torre com presença autônoma.

As novas fachadas são conformadas com chapas de cobre, material nobre que estabelece uma boa relação com os materiais existentes: pedra, tijolo e madeira, e que está presente na primeira intervenção de ampliação da prefeitura, integrando assim a ação no conjunto. O embasamento é de pedra arenito, similar a existente.

© Iñaki Bergera

Como referência formal de arquitetura histórica, pensamos na abstração das ameias de madeira das torres-fortes, e por esse motivo a nova fachada estabelece com o volume original um dialogo pesado-leve.

Corte Longitudinal

A imagem do Arquivo faz também referência a seu programa armazenador de livros. No volume da Biblioteca são eliminadas algumas lâminas, gerando rasgos profundos que introduzem a luz no espaço de um modo coerente com a distribuição dos livros. Os vazios deixados pelas lâminas são como o vazio que deixa um livro em uma biblioteca.

Planta 01

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ACXT
  • Ano: 2012
  • Área construída: 1000 m²
  • Endereço: Plaza de la Catedral Huesca Espanha
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Tijolo
  • Estrutura: Concreto

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Ana Morón Hernandez, Raimundo Bambó Naya, Pedro Lafuente Lles
  2. Cliente: Prefeitura de Huesca

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Reabilitação do Arquivo Histórico de Huesca / ACXT" 24 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77462/reabilitacao-do-arquivo-historico-de-huesca-acxt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.