O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Yamada / SIAA

Casa Yamada / SIAA

Casa Yamada / SIAA
Casa Yamada / SIAA, Cortesia Fernando Stankuns
Cortesia Fernando Stankuns

A primeira visita ao terreno revelou o impasse que o projeto deveria enfrentar: a implantação de uma casa em uma pequena colina ainda desocupada em contraponto direto com a ocupação inevitável dos lotes vizinhos.

Por meio de uma relação direta com a paisagem, valoriza-se a volumetria da residência, não determinando frentes ou fundos. As próprias paredes da construção estabelecem o que é dentro ou fora da residência, prescindindo dos muros de divisa do lote.

Cortesia Fernando Stankuns

Essa premissa determinou a construção de um volume praticamente cerrado nas laterais, em contraposição às faces orientadas para a rua e para o lago, com aberturas que conjugam as melhores vistas para a paisagem e a insolação adequada. Solução que também atende à organização interna da residência e à privacidade requerida em relação às futuras construções vizinhas.

Cortesia Fernando Stankuns

A organização dos programas em dois volumes internos às paredes de “divisa” determinou uma separação em um bloco para os ambientes de estar e outro para os dormitórios. O primeiro é implantado junto ao ponto mais alto do terreno, enquanto o segundo fica 3,8 metros abaixo, defasagem permitida pela declividade acentuada do terreno.

Cortesia Fernando Stankuns

Essa disposição não só garante acessos independentes para pedestres e veículos como possibilita a criação de um terraço na cobertura do bloco dos dormitórios, que é desenhado como extensão direta da sala de estar.

Corte

A casa é construída com três paredes principais de alvenaria armada de bloco de concreto aparente. Duas delas apoiam as lajes de concreto pré-moldado capazes de vencer um vão de 10,5 metros, enquanto a terceira define a faixa de circulação que interliga os dois blocos e as diferentes cotas.

Cortesia Fernando Stankuns

Ficha técnica:

  • Arquitetos:SIAA
  • Ano: 2004
  • Endereço: Aldeia da Serra Barueri Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Aldeia da Serra, Barueri, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

Arquitetura: Alexandre Mirandez de Almeida, Cesar Shundi Iwamizu, Marcelo Pontes de Carvalho,Ricardo Bellio

 

Informação Complementar:

Colaboradores: Eduardo Crafig, Márcio Henrique Guarnieri, Carolina Farias, Thiago Natal
Paisagismo: SOMA arquitetos
Estrutura: Eng. Guerino Dionig
Instalações: Sandretec
Construção: Alexandre Mirandez, Cesar Shundi Iwamizu e João de Oliveira
Fornecedores: Prensil (blocos de concreto), Spitaletti (Lajes pré-moldadas), Wolf e Hacker (impermeabilização), Casa Francesa (piso granilite), Concrefit (piso elevado de concreto), Pau Pau (piso de madeira), Janos Biezok e Almarco (caixilhos), Clacci (vidros), Cavoá (forro de gesso).

Localização: Aldeia da Serra, Barueri, SP

*Projeto Premiado IAB 2004 Jovens Arquitetos
*Projeto Premiado 2º lugar | Prêmio Prisma 2005 

Data do projeto: 2002
Conclusão da obra: 2004

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Yamada / SIAA" 15 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75746/casa-yamada-siaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.