O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Yandex Saint Petersburg Escritório II / za bor architects

Yandex Saint Petersburg Escritório II / za bor architects

Yandex Saint Petersburg Escritório II / za bor architects
Yandex Saint Petersburg Escritório II / za bor architects, © Peter Zaytsev
© Peter Zaytsev

É sugestivo que este projeto é em certa medida um retorno às raízes da cooperação de za bor architects com a Yandex. O primeiro escritório desenvolvido para Yandex pelos mesmos arquitetos é no mesmo edifício de negócios, Benois, no centro de São Petersburgo, mas em um piso inferior. Em 2008 foi uma estreia brilhante publicada em diversos meios na Rússia. O projeto ganhou muitos prêmios. Quatro anos mais tarde, za bor architects e Yandex decidiram repetir o sucesso em uma escala maior – Yandex Saint-Petersburg Escritório II.

© Peter Zaytsev

Este é quase duas vezes maior que o anterior – que abriga o quarto andar inteiro do edifício e tem um corredor de cerca de 200 metros de comprimento (área total 3.310 metros quadrados), mas o tamanho não importa, os clientes queriam um “escritório extraordinário como nenhum outro”.

Assim, os arquitetos tiveram pelo menos dois desafios – primeiro, organizar um espaço muito complexo estendido ao longo de um eixo de corredor central. O segundo, era criar um escritório chamativo e impressionante.

© Peter Zaytsev

Depois de uma longa reflexão Peter Zaytsev e Arseniy Borisenko, os arquitetos do projeto, decidiram utilizar um zoneamento, como reunião de “células”, com as áreas de trabalho e objetos incomuns localizados ao longo do corredor. Os objetos estranhos são criados com uma função específica. Como resultado desta implementação de conceito, os hóspedes encontram-se dentro do serviço de busca Yandex: na recepção que são atendidas por um conhecido botão de “Pesquisar” e uma seta amarela (um logotipo Yandex, não oficial, e uma parte significativa da website). Ao passar pelos corredores, passam pelo nome de usuário familiar e caixas de e-mail de entrada e senha, e em cada passo encontram símbolos e ícones de serviços de Yandex, embora eles nem sempre são fáceis de reconhecer em pixels, e agora em formato 3D.

© Peter Zaytsev

Os convidados do escritório recebem um fundo único transcendental, a um dos quais Aldous Huxley sequer sonhou. Visitantes encontram-se no incrível espaço linear 3D, de objetos de pixels que cresceram em proporções gigantescas. Assim, de acordo com a concepção dos arquitetos, convidados e funcionários do escritório estão envolvidos em serviços de Yandex líquidos, a que eles estão acostumados a trabalhar exclusivamente na tela 2D. As cores brilhantes, manchas espalhadas aqui e ali, guiam os visitantes através do escritório e animam o pessoal do escritório.

© Peter Zaytsev

Os elementos principais parecem ser meramente decorativos à primeira vista. No entanto, também possuem suas funções. Os elementos em espiral, por exemplo, estão separando a zona de comunicação informal do corredor. O relógio de polímero fundido “água-viva” contêm a estação de rede de impressoras, etc.

© Peter Zaytsev

O projeto se tornou bastante complexo, pois é inédito na Rússia. Por isso, muitas soluções são feitas no local durante a supervisão in loco dos designers. As dificuldades não foram causadas elos objetos 3D – eles são feitos de acordo com tecnologias de publicidade de desenhos (seus volumes são preenchidos com espuma de poliestireno, atendendo todas as normas de segurança de incêndio e ambiental). Por outro lado, o teto foi extremamente difícil de instalar.

© Peter Zaytsev

Como os escritórios Yandex tem 24 horas horário de funcionamento, o projeto foi fornecido com uma variedade de zonas bem desenvolvidas de recreação. Além de áreas de trabalho e salas, o escritório tem um ginásio, refeitório, chuveiros e vários pontos de café, pontos formais e informais de negociação, duas salas de aula e locais de trabalho perfeitamente equipados com a Herman Miller e sistemas de Walter Knoll, fazem deste escritório um lugar de atração, fascinam os visitantes, e certamente concebe horas de lazer durante o trabalho que são muitos agradáveis.

Planta

 

Ficha técnica:

Equipe:

Arquitetos: za bor architects
Arquitetos Responsáveis: Arseniy Borisenko e Peter Zaytsev

Localização: São Petersburgo, Rússia
Ano do Projeto: 2012
Área do Projeto: 3.310 m²
Fotografias: Peter Zaytsev

Cita: Victor Delaqua. "Yandex Saint Petersburg Escritório II / za bor architects" 11 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75143/yandex-saint-petersburg-escritorio-ii-za-bor-architects> ISSN 0719-8906