O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. World Architecture Festival anúncia as premiações de “Futuro Projeto do Ano” e “Paisagem do Ano”

World Architecture Festival anúncia as premiações de “Futuro Projeto do Ano” e “Paisagem do Ano”

World Architecture Festival anúncia as premiações de “Futuro Projeto do Ano” e “Paisagem do Ano”
World Architecture Festival anúncia as premiações de “Futuro Projeto do Ano” e “Paisagem do Ano”, Msheireb – Heart of Doha / Praça Principal: Baharat Al Nouq
Msheireb – Heart of Doha / Praça Principal: Baharat Al Nouq

Em conjunto com o anúncio do Edifício Mundial do Ano, mais dois prêmios foram divulgados no World Architecture Festival, de 2012, em Cingapura:

Kallang River Bishan Park, Cingapura, projetado por Atelier Dreiseitl, venceu o prêmio de ‘Landscape of the Year’ (Paisagem do Ano) e Msheireb – Heart of Doha, Qatar, projetado por AECOM, ganhou o ‘Future Project of the Year’ (Futuro Projeto do Ano).

Premiação: Paisagem do Ano / Kallang River Bishan Park, por Atelier Dreiseitl

© Atelier Dreiseitl

The Kallang River Bishan Park foi projetado com uma abordagem holística e sustentável para integrar o parque com o rio. Uma das principais características da remodelação é a restauração do canal de concreto a um rio naturalizado. Ele apresenta linhas de bioengenharia, utilizando uma variedade de plantas e materiais de estratos. Este projeto é o primeiro de seu tipo em Cingapura, e a integração do rio com o parque pretende fazer a hidrovia mais acessível ao público, e proporcionar mais espaços para as pessoas desfrutarem. O desenho utiliza um conceito de várzea que durante o tempo seco, o caudal do rio será confinado a um fluxo estreito no meio de seu leito. No caso de uma tempestade, o nível de água no rio subirá e a zona adjacente ao rio será utilizada como um fluxo liso para conter a água da chuva.

O júri elogiou, dizendo: “Este projeto notável, fundamentalmente, transforma a paisagem urbana de Cingapura, invertendo os fundamentos da década de 1960 pensando em canais de drenagem como algo ecológico, amistoso e uma esponja urbana. Poderosamente, abraça os extremos dos desastres de inundação, enquanto fornece uma simplicidade rústica e poética com sua estratégia de paisagem para o público. Sua grande escala com sutis efeitos locais também apresenta estratégias verdadeiramente sustentáveis”.

Premiação: Futuro Projeto do Ano / Msheireb – Heart of Doha, por AECOM

Malha e Rede: compacta, forma urbana energizada.

O objetivo do projeto Msheireb é criar uma moderna Qatar que está enraizada em tradições e com isso renovar um pedaço de cidade onde as culturas globais se encontram. Msheireb está localizado em Doha Interior, menos de 0,5 km de distância da Baía de Doha. Faz parte de uma passagem estratégica para a cidade do Ocidente, que se encontra entre duas rotas principais que se estende através da parte mais antiga de Doha e para o aeroporto existente, bem como o aeroporto da nova proposta.

Fundamental para o Masterplan de Msheireb há o conceito da malha e de rede. Projetado para evocar memórias, a rede captura as qualidades inerentes da fereej, ou “comunidade”. Estes sikkat ou “pistas” são um lembrete importante da simplicidade e prazer para andar dentro da cidade. A malha, por outro lado, simboliza o paradigma de cidades ocidentais. Juntos, a malha e a rede formam a base do plano diretor que dá continuidade entre o passado e o futuro.

O júri elogiou o projeto, dizendo: “tem um conjunto muito inteligente de diretrizes para a recriação da cidade. Ele entende as implicações da cultura e da substância, temos muito respeito pelo Masterplan de Qatar “.

Cita: Victor Delaqua. "World Architecture Festival anúncia as premiações de “Futuro Projeto do Ano” e “Paisagem do Ano”" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/74325/world-architecture-festival-anuncia-as-premiacoes-de-futuro-projeto-do-ano-e-paisagem-do-ano> ISSN 0719-8906