O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti

Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti

Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti
Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti, © Nico Saieh
© Nico Saieh

 

O Júri Internacional da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza premiou Cino Zucchi Architetti (CZA) com uma menção especial pela instalação “Copycat. Empathy and Envy as Form Makers” (Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma). Sua contribuição é baseada na noção de que “somos todos um pouco plagiadores”, entendendo que a cultura é propagada de acordo com processos “contagiantes” que combinam imitação e inovação. CZA apresenta uma coleção de objetos e imagens “quase-iguais” com a idéia de que é na “similaridade” e não na “originalidade” que as pessoas encontram um denominador comum.

© Nico Saieh

CZA descreve, “A instalação dá corpo à idéia de que culturas formais se propagam através de processos “contagiantes” que combinam imitação e inovação, criando seqüências de artefatos ligados por variações sutis sobre um mesmo tema. Nove armários metálicos estão agrupados em torno de um espaço central com pavimento de aço. Cada um mostra objetos ou imagens conectados por este princípio de “quase-igual”: caixas entomológicas, rolos de amassar pão do Rajastão, fotografias de Giovanna Silva de fachadas da cidade de Milão logo após a Segunda Guerra Mundial, modelos em escala de submarinos, fotografias de Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek de pessoas vestidas com roupas similares, souvenirs de edifícios, uma obra de Charlie Roberts, maquetes de trabalho do próprio escritório CZA”.

 

© Nico Saieh

“Semelhança ao invés de “originalidade”, é o que permite o diálogo entre as pessoas, e o que dá forma aos ambientes urbanos que reconhecemos como os amados cenários de nossas vidas.”

© Nico Saieh

Trabalhos exibidos:

  • Charlie Roberts: Wood Wall Witchcraft, 2012
  • Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek: Exactitudes, 1995-2011
  • Giovanna Silva com Delfino Sisto Legnani: Details of Post World War II residential façades from Milan, 2012

Realização: De Castelli – Albino Celato
Com a contribuição de: Ennio Brion, De Castelli, EuroMilano, Marazzi
Vidro: AGC Flat Glass Italia
Obrigado ao: Museo di Storia Naturale di Milano: Entomological boxes from the Brivio Collection

 

Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73778/bienal-de-veneza-de-2012-imitacao-empatia-e-inveja-como-composicao-da-forma-cino-zucchi-architetti> ISSN 0719-8906