O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Bienal de Veneza 2012: Linhas de reuniões / Ateliers Jean Nouvel + habiter Autrement (Mia Hägg)

Bienal de Veneza 2012: Linhas de reuniões / Ateliers Jean Nouvel + habiter Autrement (Mia Hägg)

Bienal de Veneza 2012: Linhas de reuniões / Ateliers Jean Nouvel + habiter Autrement (Mia Hägg)
Bienal de Veneza 2012: Linhas de reuniões / Ateliers Jean Nouvel + habiter Autrement (Mia Hägg), © Nico Saieh
© Nico Saieh

 

Jean Nouvel e Mia Hägg apresentaram a exposição “Meeting Lines” na Bienal de Veneza deste ano. Para o tema “território comum”, eles decidiram mostrar seu projeto finalista para o concurso do masterplan de Slussen, um ambicioso projeto urbano que busca solucionar os problemas da degrada infraestrutura de transporte e de água no centro da cidade de Estocolmo. O projeto propõe três diferentes espaços públicos, desenhados como conexões ativas para a cidade, inspirados pelo sistema viário da ponte Rialto em Veneza.

AD Interviews: Jean Nouvel & Mia Hägg from ArchDaily on Vimeo.

© Nico Saieh

Esta exposição apresenta a situação posta aos arquitetos que trabalham em grande escala em cidades marcadas pela abordagem do século XX no urbanismo. Isto é demonstrado através do exemplo de um grande projeto urbano para a área de Slussen, em Estocolmo, elaborado por Jean Nouvel (Ateliers Jean Nouvel) e Mia Hägg (Habiter Autrement).

© Nico Saieh

“A cidade do século XX foi o resultado de uma série de decisões baseadas em setores que foram dominadas por ideologias ligadas à função e à urgência. Consagradas pelo tempo, as cidades foram desconsideradas, brutalizadas, traumatizadas, invadidas e asfixiadas por motores de combustão e seus fumos de escape. Os pedestres foram colocados de lado, de volta para caminhos estreitos.”

© Nico Saieh

Neste projeto, porém, a tal situação mostra-se ser uma oportunidade para inventar o novo, de criar formas não convencionais de vida urbana. Ao invés de divisões e barreiras hostis, a ideia é criar conexões, promover encontros e proporcionar clareza no meio da calma. Isto é alcançado através da criação de “linhas de encontro”. Em Estocolmo, o plano diretor de desenvolvimento urbano é desenhado para conectar o bairro histórico de Gamla Stan a Södermalm, a principal ilha ao sul, permitindo que as rodovias e ferrovias se transformem em áreas urbanas compartilhadas de lazer. Isto é alcançado através de três conexões.

© Nico Saieh

A primeira é no ponto onde as águas encontram o mar, reunindo duas vias principais comerciais. A segunda cobre o metro com uma área de 400 metros de comprimento. A terceira inicia uma rodovia do centro da cidade, proporcionando uma área com playgrounds e campos próximas à margem.

© Nico Saieh

Cada um destes espaços forma um conjunto linear de funções e contrastes. A ideia foi criar três novos espaços que se estendem para cada um dos bairros.

 

© Nico Saieh

 

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: Linhas de reuniões / Ateliers Jean Nouvel + habiter Autrement (Mia Hägg)" 04 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73769/bienal-de-veneza-2012-linhas-de-reunioes-ateliers-jean-nouvel-mais-habiter-autrement-mia-hagg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.