O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: "Grands & Ensembles" / Pavilhão da França

Bienal de Veneza 2012: "Grands & Ensembles" / Pavilhão da França

Bienal de Veneza 2012: "Grands & Ensembles" / Pavilhão da França
Bienal de Veneza 2012: "Grands & Ensembles" / Pavilhão da França, © Nico Saieh
© Nico Saieh

 

O tema dos grands ensembles (complexos habitacionais) foi selecionado pelo Pavilhão Francês como um bom exemplo da ambivalência do papel de um arquiteto (muitas vezes julgado) – o ambiente urbano de torres e grandes conjuntos habitacionais acusado pela perturbação social de “esquemas”, também conhecidos como “propriedades” ou “projetos”. Pelo contrário, o desafio levantado por esta exposição busca mostrar que os arquitetos contemporâneos têm o que dizer sobre a “crise suburbana” através do trabalho na “transformação” ao invés de apenas de “reparos”.

© Nico Saieh

Mais de Yves lion:

Grands & Ensembles retrata uma cidade com população de 300.000 a 400.000 habitantes: europeia, francesa e parte da região de Paris, mas não encontrada em nenhum mapa administrativo. A cidade, que se estende de Marne-la-Vallée a Aulnay-sous-Bois, é coberta por um grande sistema de transporte que começa na região de Paris, constituindo uma densa rede urbana. Isto permitiria que a cidade evitasse a tendência dominante de “anéis e raios” nas disposições do transporte que o projeto “Grand Paris” está buscando superar. Chamá-lo-emos de “Dorsale Est” ou espinha dorsal oriental.

© Nico Saieh

Nos municípios que compõem a área, há tipos contrastantes de habitação e, ainda assim, eles apresentam pouca diversidade – incluem grandes conjuntos cujos nomes estão sempre aparecendo nas manchetes, sendo famosos até mesmo fora da França. Os conjuntos são muitas vezes vistos como problemas sociais e falta de fortes atividades econômicas.

© Nico Saieh

No entanto, estes grandes projetos, que são submetidos a uma renovação em grande escala, poderiam provocar uma transformação radical nestas áreas indesejáveis, conferindo a elas um papel importante na disposição da “Grand Paris”.

© Nico Saieh

Isto significa que, desta forma, para se tornar uma “verdadeira cidade” e aproveitar de seu potencial social, a área deve tirar o máximo das questões contemporâneas que levanta , ultrapassando as cidades “tradicionais” ao invés de meramente tentar alcança-las. Para atrair novos residentes, a área deverá destacar seus pontos fortes: sua situação excepcional na metrópole e o potencial de seu meio ambiente, uma localização que faz divisa com campos verdes, onde as conexões entre o desenvolvimento urbano e o ambiente natural podem ser reinventadas e a arquitetura pode combater as soluções usuais urbanas. Ao invés de buscar ser uma exceção à regra, propostas comuns podem consistir em alterações contínuas e melhorias.

© Nico Saieh

Serão expostos uma maquete em grande escala, um documentário e diversos gráficos para destacar os potenciais desta área particular e, especialmente, sua possível transformação, decorrente do trabalho feito pelos Ateliers Lion associes, a ENSAVT (Escola de Arquitetura), o escritório Campana Eleb Sablic, o Instituto de Estudos Políticos SciencesPo e arquitetos parceiros.

© Nico Saieh

 

 

 

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: "Grands & Ensembles" / Pavilhão da França" 02 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73567/bienal-de-veneza-2012-grands-e-ensembles-pavilhao-da-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.