O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Projeto de Iluminação: Restaurante Morimoto / Focus Lighting

Projeto de Iluminação: Restaurante Morimoto / Focus Lighting

Projeto de Iluminação: Restaurante Morimoto / Focus Lighting
Projeto de Iluminação: Restaurante Morimoto / Focus Lighting, ©David Joseph
©David Joseph

O projeto de iluminação Morimoto, realizado pela Focus Lighting para umas das cadeias de restaurantes mais influentes dos Estados Unidos, Stephen STARR. Os restaurantes Stephen STARR, projetados sempre com um enfoque em espaços de múltiplos conceitos, destacou-se em 2001 com o projeto Morimoto ao intercalar uma série de efeitos luminosos, para, assim, criar um espaço dinâmico e sensorial.

©David Joseph

As paredes de um brilho âmbar e fluídas são as que mandam em todo o interior do restaurante. Este é o elemento luminoso e arquitetônico mais importante dentro do restaurante –aparece emitindo um fluxo de luz cálida que envolve o espaço e proporciona um agradável tom de luz sobre os rostos daqueles que desfrutam de um belo jantar.

©David Joseph

“Como uma pintura, as paredes ondulares ao redor do restaurante proporcionam aos clientes o enquadramento das primeiras vistas deste belo espaço”, comenta Paul Gregory, Diretor da Focus Lighting.

©David Joseph

Na verdade, existem três tratamentos diferentes na parede. Ela é iluminada por um nicho na sua parte superior, outro na parte inferior, e também por uma lâmpada MR-16 colocado no teto a 5 metros da parede. A MR-15 fornece uma luz de preenchimento nas sessões centrais da parede que não podem ser iluminadas pelos nichos. Quando a luz chega aos níveis corretos, parece que a parede está brilhando desde dentro, é impossível dizer de onde a luz vem exatamente. Ainda que as paredes tenham que dividir a atenção com as divisórias de vidro, instaladas entre cada umas das cabines, o aspecto final mantem um equilíbrio de brilho dramático e com pureza de estilo.

©David Joseph

Outro efeito que é capturado dentro do projeto é o que se revela dentro das divisórias de vidro. As divisórias têm a capacidade de mudar de cor de tons brancos, sutis e saturações pálidas, a saturações profundas e dramáticas, através da tecnologia digital LED. Conforme a cor do vidro muda o tom geral da cabine também muda, sem nenhum efeito adverso aos olhos dos clientes.

Desenho 1

Com menos da tecnologia com que contamos hoje, o escritório Focus Lighting fez parte da revolução dentro do mundo da iluminação no começo do século 21, aumentando o valor estético da iluminação como um bom acompanhante da arquitetura. Neste caso, é a arquitetura escultural do restaurante que é enaltecida pelo trabalho do escritório.

©David Joseph

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto de Iluminação: Focus Lighting Inc.
  2. Equipe: Paul Gregory (Projetista Principal), J.R. Krauza (projetista de iluminação)
  3. Designer de interiores: Karim Rashid

 

  1. Cliente: Stephen STARR Restaurants

 

Sobre este escritório
Focus Lighting Inc.
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Projeto de Iluminação: Restaurante Morimoto / Focus Lighting" 03 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73106/projeto-de-iluminacao-restaurante-morimoto-focus-lighting> ISSN 0719-8906