O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Ridge Road / StudioFour

Casa Ridge Road / StudioFour

Casa Ridge Road / StudioFour
Casa Ridge Road / StudioFour, © Shannon McGrath
© Shannon McGrath

© Shannon McGrath

É difícil ganhar mais do que um vislumbre da habitação através da vegetação circundante. Onde ela é visível, mimetiza-se com a paisagem. Com o revestimento em madeira escura e vidros reflexivos pretos, desmaterializa-se a forma do edifício no entorno natural.

© Shannon McGrath

A fachada frontal é composta por paredes de madeira escura, com reentrâncias para indicar a entrada. Da rua, a escala da casa é aparentemente modesta, sendo que o segundo pavimento não é aparente. O edifício é baixo, como as gramíneas nativas existentes, conectando-se intimamente com a paisagem.

© Shannon McGrath

O terreno localiza-se próximo a um campo de golfe, na Península Mornington. Um programa simples uniu-se com um lote de características especiais. Com uma encosta íngreme e uma árvore existente, o projeto se tornou-se uma investigação em que encerra os rituais básicos da vida doméstica contida dentro do espaço, enquanto que ao mesmo tempo expõe o programa de construção a diferentes níveis de interação com a paisagem envolvente.

© Shannon McGrath

Em contraste com as casas vizinhas, que tentam cancelar a topografia em declive, criando um nível principal em que as áreas ao ar livre pousam acima do nível do solo, o projeto adotou uma estratégia mais suave, com a forma do edifício derramando-se sobre a inclinação do terreno, formando uma série de plataformas. Estas plataformas oferecem privacidade do campo de golfe abaixo, enquanto a vegetação nativa cerca e abriga as áreas externas dos ventos predominantes.

Diferentes níveis de interação e conexão com a paisagem, real e percebida, dirigiu todos os aspectos do projeto, como os pontos focais e as janelas de grande altura, que enquadram a proporção total da árvore e a íntima conexão do nível mais baixo do deck. Procurou-se criar uma qualidade de espaço que proporcionasse uma sensação de paz, fechamento e conforto.

© Shannon McGrath

Foi dada ênfase à captação das variadas qualidades de luz, a escala e as proporções do espaço, provendo uma conexão tangível com o entorno do edifício, tanto a topografia como a paisagem. Através do projeto do edifício, o cliente é capaz de experimentar muitos aspectos da paisagem envolvente, seja uma experiência direta ou percebida, enquanto ao mesmo tempo mantém um alto nível de privacidade do campo de golfe abaixo.

© Shannon McGrath

A forma do edifício também foi influenciada pelo desejo de separar as zonas públicas e privadas da residência. Espaços do jantar, cozinha e estar são combinados para criar uma área única, fluida, delimitada apenas por uma mudança de nível suave e um elemento de lareira / armários. Estes elementos fornecem o nível de intimidade exigido pelo cliente, ao mesmo tempo em que aproveita as vantagens dos espaços abertos. Um painel de madeira escura fosca saindo da cozinha fecha lavabo, lavanderia e copa, proporcionando o elevado nível de funcionalidade requerido, mantendo ao mesmo tempo as qualidades calmas do espaço aberto.

© Shannon McGrath

“Nosso desafio era demonstrar que uma solução arquitetônica personalizada poderia enquadrar-se no orçamento do cliente, enquanto responde diretamente à essência do terreno e sua localização. A casa demonstra que além de captar o sentido de lugar, também pode oferecer uma solução de custo competitivo.”

O projeto para esta casa vem da exploração de abster-se do que não é necessário, tanto na forma construtiva como no detalhe, o que é o centro de um projeto sustentável. Madeira renovável foi selecionada como o principal material de construção. Usado interna e externamente, além de sua estética natural, suas propriedades são complementadas pela baixa energia requerida na sua produção, que reduz significativamente o impacto ambiental do edifício.

© Shannon McGrath

O pavimento mais baixo foi locado abaixo do nível da rua, com lajes de concreto e paredes estruturais, para uma alta massa térmica, que compensa as grandes extensões de vidros no norte e oeste. O nível superior é em balanço, com a construção em madeira incorporada com grande isolamento térmico.

Com vistas para o campo de golfe para o oeste, todas as janelas e portas são de vidros duplos de alta performance, permitindo uma grande conexão com a paisagem, sem comprometer a integridade da estrutura do edifício. A árvore pré-existente tornou-se um elemento vital para a localização das esquadrias, já que permite sombreamento para as áreas internas. A luz natural é maximizada, com todas as janelas chão-teto, e atinge-se uma ventilação cruzada natural. Estes princípios fundamentais de projetos sustentáveis incluem também armazenamento subterrâneo de água, mecanismos de economia de água, pinturas com baixo impacto e materiais coerentes com a proposta sustentável. Além disso, o terreno está sendo reflorestado com espécies nativas.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:StudioFour
  • Ano: 2012
  • Endereço: The Ridge Road, Moonah Links Golf Course Fingal Austrália
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: The Ridge Road, Moonah Links Golf Course, Fingal, Austrália
  • Implantação no terreno: Isolado

Cita: Eduardo Souza. "Casa Ridge Road / StudioFour" 29 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73008/casa-ridge-road-studiofour> ISSN 0719-8906