O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos

Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos

Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos
Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos, © Ángel Baltanás
© Ángel Baltanás

A proposta deste conjunto habitacional opera em duas escalas diferentes, uma formada pelo conjunto e sua relação urbana e outra mais doméstica, consequência da fragmentação do projeto em quatro peças menores que permitem construir um espaço interno ajardinado que dá acesso a todas as habitações. Esta condição fragmentada permite certa fluidez entre as áreas verdes próximas.

© Ángel Baltanás

Os volumes mais baixos têm cinco pavimentos, de modo que não sombreiam o bloco longitudinal. Este bloco tem a planta do térreo livre, onde há apenas uma habitação com um pequeno jardim. Sobre este, constrói-se mais quatro pavimentos de habitações e um último, onde se encontram três áticos.

© Ángel Baltanás

Em relação ao difícil equilíbrio entre a fragmentação e a compactação, sobretudo em um lugar como Albacete com muitas horas diárias de insolação, sendo frio no inverno e calor no verão, optou-se por primar a capacidade da energia do sol, onde a fragmentação é um fator positivo. Sendo assim, nas fachadas orientadas a sudeste e sudoeste, muito envidraçadas, as lâminas de vidro são protegidas da radiação solar no verão com beirais e elementos de correr, o que enriquece a fachada.

© Ángel Baltanás

Em relação às habitações, o projeto busca a máxima claridade na separação dos ambientes durante o dia, conseguindo assim minimizar as irregularidades produzidas pela estrutura portante e as instalações, além de enriquecer um esquema distributivo muito rígido com pequenos espaços intermediários.

Planta 01
Corte 01

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe: Francisco Burgos & Ginés Garrido / BGAA
  2. Colaboradores: Agustín Martín, María José Arquero, Pierre Banchet, Carlos Carnicer, Myriam López-Rodero, Javier Malo de Molina, Elena de las Moras, Emilio Ontiveros, Pilar Recio, Marta Rogado

Cita: Eduardo Souza. "Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos" 13 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/70661/conjunto-habitacional-em-albacete-burgos-e-garrido-arquitectos> ISSN 0719-8906