
Nós adoramos ver um projeto durante todo seu processo, e depois de sermos apresentados à visão colaborativa do Iceberg para a cidade de Arhus, Dinamarca, estávamos esperando ansiosamente a sua construção. O Iceberg, ou “Isbjerget” em dinamarquês, foi projetado como um marco icônico para revigorar a transformação do porto de uma entidade industrial para um polo residencial e comercial. A construção estar progredindo rapidamente no bloco de quatro andares, e no inicio desta semana, a equipe aproveitou a “topping out ceremony”, cerimônia realizada quando a construção da estrutura de um edifício é finalizada.
A forma triangular do edifício alcança pontos de vistas ótimos dos apartamentos para o mar –um movimento funcional que pega inspiração dos icebergs flutuantes. Os telhados inclinados enfatizam as vistas e trazem luz natural, proporcionando vistas deslumbrantes em várias direções.
O prédio de 25 mil m2 vai oferecer 210 apartamentos, que variam de 50 m2 a 200 m2, e está previsto para ser concluído em 2013. Um misto de propriedades e habitações para financiamento permite uma ampla variedade de residências, de pequenas unidades até grandes apartamentos de cobertura. Seus seis espaços comerciais variam de 110 m2 a 211 m2.
Jacob Bundsgaard, prefeito de Arhus, declarou: “Com a “topping out ceremony” do Iceberg, Arhus traz mais um marco no desenvolvimento do novo porto da cidade. O conjunto Iceberg é um edifício de importância internacional. Não é apenas uma realização do trabalho visionário de um arquiteto, mas também parte da visão da nossa moderna cidade de Arhus”.