O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: " Re-set, Inside Outside" - Pavilhão da Holanda

Bienal de Veneza 2012: " Re-set, Inside Outside" - Pavilhão da Holanda

Bienal de Veneza 2012: " Re-set, Inside Outside" - Pavilhão da Holanda
Bienal de Veneza 2012: " Re-set, Inside Outside" - Pavilhão da Holanda, Colagem Re-set, novas asas para a arquitetura. Inside Outside / Petra Blaisse de 2012 - Imagem cedida NAi
Colagem Re-set, novas asas para a arquitetura. Inside Outside / Petra Blaisse de 2012 - Imagem cedida NAi

 

As questões sociais contemporâneas mudaram o percurso da arquitetura. Antes, a “boa arquitetura” era criada em lugares intocáveis e por orçamentos infinitos; agora, a tendência está mudando para alternativas mais acessíveis e sustentáveis como a reutilização adaptada. Enquanto a epidemias de edifícios vagos continua crescendo, os criadores do pavilhão holandês para a Bienal de Veneza de 2012 trabalham incessantemente para compreenderem estes espaços desolados, oferecendo uma série de alternativas que podem, com êxito, revitalizar estas construções.

Com curadoria de Ole Bouman, diretor do Netherlands Architecture Institute (NAI), a exposição holandesa Re-set, Inside Outside / Petra Blaisse permanecerá em constante fluxo como uma “intervenção móvel e tátil” que transforma visualmente o edifício vazio de 1954 do pavilhão holandês por todo o período da Bienal.

Petra Blaisse: “Não penduraremos objetos de arte, não faremos exposições de obras ou eventos de palco. Estamos respondendo à própria arquitetura vazia. Um único objeto móvel ocupa o espaço durante os três meses e enfatiza as qualidades únicas do edifício. Este objeto flutuará pelo interior do pavilhão, reconfigurando sua organização e criando novos ambientes pelo espaço. Através de intervenções relativamente simples, a experiência da luz, do som e do espaço será manipulada para que novas perspectivas emerjam.”

Re-set é a continuação da exposição holandesa na International Architecture Exhibition em 2010, intitulada Vacant NL, uma apresentação organizada pelo Netherlands Architecture Institute (NAI) e o Rietveld Landscape que busca esclarecer e evidenciar uma série de construções em desuso e de enorme potencial na Holanda. Esta exposição se tornou um assunto muito comentado – em Veneza, nos Países Baixos e ao redor do mundo – e resultou na criação de um curso de mestrado na Holanda sobre o assunto.

 

 

Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: " Re-set, Inside Outside" - Pavilhão da Holanda" 04 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/68555/bienal-de-veneza-2012-re-set-inside-outside-pavilhao-da-holanda> ISSN 0719-8906