O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Portugal e Brasil assinam memorando de entendimento de equivalência acadêmica em Arquitetura e Engenharia

Portugal e Brasil assinam memorando de entendimento de equivalência acadêmica em Arquitetura e Engenharia

Portugal e Brasil assinam memorando de entendimento de equivalência acadêmica em Arquitetura e Engenharia
Portugal e Brasil assinam memorando de entendimento de equivalência acadêmica em Arquitetura e Engenharia, Portugal e Brasil
Portugal e Brasil

As universidades portuguesas e brasileiras assinaram na passada terça-feira, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar o reconhecimento dos equivalências acadêmicas entre Portugal e o Brasil, facilitando o acesso profissional de diplomados nos dois países.

O convênio, que numa fase inicial abrangerá os licenciados em Engenharia e Arquitetura, foi celebrado entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a maior associação de universidades do Brasil, com sede em Brasília.

A Ordem dos Arquitectos  de Portugal entende que se conclui uma “etapa importante” com a assinatura do memorando de entendimento, entre Portugal e Brasil, sobre os graus académicos, mas lembra que é igualmente necessário o reconhecimento das qualificações profissionais.

Em comunicado, a Ordem dos Arquitectos destaca que “este memorando visa a implementação de mecanismos de reconhecimento mútuo dos títulos de formação acadêmica”, em arquitetura e engenharia, confirmando a “resolução de uma etapa importante”.

No entanto, na opinião da Ordem, é igualmente necessário “identificar os mecanismos de reconhecimento das qualificações profissionais (que estão além das qualificações acadêmicas) que estabelecem as condições de acesso à profissão e ao exercício, nomeadamente o registo profissional nas autoridades competentes para o efeito”.

Nesse sentido, a Ordem dos Arquitectos apresentou uma proposta à “Subcomissão sobre reconhecimento de graus e títulos académicos e para questões relativas ao acesso a profissões e ao seu exercício”, e diz esperar que essa matéria seja incluída na agenda da Cimeira Luso-Brasileira, agendada para o dia 6 de Setembro.

Esta proposta tem como objetivo o reconhecimento mútuo e automático das qualificações profissionais dos arquitetos. Da parte da Ordem dos Engenheiros o desejo é compartilhado, em comunicado, dizem que, apesar de se congratularem com a assinatura do memorando, esperam que o reconhecimento das qualificações profissionais faça parte da agenda da cimeira.

  1. Fonte: Público e  Ordem dos Arquitectos

 

Cita: Jorge Alves. "Portugal e Brasil assinam memorando de entendimento de equivalência acadêmica em Arquitetura e Engenharia" 23 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/66732/portugal-e-brasil-assinam-memorando-de-entendimento-de-equivalencia-academica-em-arquitetura-e-engenharia> ISSN 0719-8906