Museu Aberto Cratera de Colônia / Levisky Arquitetos Associados

Museu Aberto Cratera de Colônia / Levisky Arquitetos Associados

Área de Intervenção

O projeto do Museu Aberto Cratera de Colônia, de autoria da LEVISKY ARQUITETOS ASSOCIADOS, em atendimento às demandas habitacionais e ambientais apresentadas pela Secretaria Municipal da Habitação e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, teve seu desenvolvimento durante o ano de 2010.

Implantação com legenda

Trata-se de um modelo de requalificação urbana que associa as demandas de implementação de infraestrutura à legalidade da moradia e sobretudo à qualidade de vida, do ponto de vista das cidades, do lazer, da cultura, do conhecimento, da preservação do patrimônio ambiental e cultural.

Parque Verde - Situação Atual - © Nelson Kon

Em uma área de 2.4 milhões de metros quadrados o projeto propõe resgatar a condição de salubridade ambiental das margens da represa Billings, além de proporcionar a reconstituição da fauna e flora local, relocação parcial da moradia de interesse social, regularização fundiária, e, principalmente, a oferta de um Parque-Museu que por meio de percursos interativos transmite informações, além de gerar oportunidade de pesquisa e reflexão ao usuário, visitante e turista sobre as questões ambientais e culturais relativas à esse Patrimônio Histórico e Ambiental.

Intervenção - Parque do Canal

A proposta apresentada pelo projeto urbanístico contempla, ainda, a implantação de equipamentos urbanos, ciclovias, acessibilidade, soluções em drenagem, iluminação e uma cuidadosa  reconstituição vegetal com a criação de quatro parques lineares, praças cívicas, dois portais de acesso e dois mirantes, todos espaços com paisagismo que valoriza a presença da natureza e as visuais do entorno e que permitem o pleno reconhecimento da depressão geológica denominada Cratera de Colônia.

Intervenção - Parque Linear Alto

A área total do Museu Aberto Cratera de Colônia, incluindo as habitações, é aproximadamente 55% maior do que o Parque do Ibirapuera, e representa uma oportunidade para a implantação de um novo parque em escala metropolitana na cidade.

Intervenção - Aérea do Parque Verde

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Levisky Arquitetos Associados
  • Ano: 2010
  • Área do terreno: 2400000 m²
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Em Construção
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Tijolo e Pedra
  • Localização: Vargem Grande-Parelheiros/ São Paulo,SP, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor
  2. Levisky Arquitetos Associados
  3. Arquiteto Adriana Levisky
  4. Equipe
  5. Renata Gomes
  6. Vivian Hawthorne
  7. Tatiana Antonelli
  8. Flávio Castro
  9. José Eduardo Borba

 

Informação Complementar:

  1. Paisagismo
  2. Fany Galender Paisagismo Ltda.
  3. Arte Digital
  4. Visualize Arquitetura Digital
  5. Gerenciamento e Obra
  6. Camargo Corrêa
  7. JNS / HPLAN

 

  1. Realização
  2. Programa Mananciais, Secretaria da Habitação do Município de São Paulo

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Museu Aberto Cratera de Colônia / Levisky Arquitetos Associados" 08 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-6536/museu-aberto-cratera-de-colonia-levisky-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.