Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte

© Autumn de Wilde

Realizada com a Filarmônica de Los Angeles, Don Giovanni de Mozart compartilha o conto de um nobre promíscuo e sua eventual queda para as multidões do Inferno pelos seus erros. Frank Gehry, que em 2003, projetou o Disney Concert Hall – onde o Don Giovanni está em cartaz – foi convidado para construir o set da ópera que está emparelhado com o figurino das irmãs Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte.

© Ricardo DeAratanha para o Los Angeles Times

Como é do feitio de Gehry, a cenografia inclui um pano de fundo intenso de papéis que organicamente “desmoronaram” criando formas abstratas esculturais – que podem ser interpretadas como qualquer coisa desde ondas geladas até os lençóis das conquistas sexuais – que cunham um ambiente neutro, de textura que destacam o figurino colorido criado.

© Autumn de Wilde

Segundo The Architect’s Newspaper, a construção e manutenção destas montanhas de papel foi um desafio para a equipe do projeto. Apoiados por molduras de madeira, a equipe de Gehry utilizou mais de oitenta rolos de nove polegadas de largura para fazer os montes. Além disso, cerca de 20% do papel deve ser reparado após cada performance devido aos intérpretes que interagem com eles.

© Mathew Imaging

Chamando o set de “movimento ainda-vivo no palco”, Gehry projetou plataformas em camadas móveis para ocupar o centro do palco. Os performers exploram o potencial do cenário para equilibrar o dueto que ocorre entre o chão do palco com o movimento que ocorre nas plataformas acima.

© Ricardo DeAratanha para o Los Angeles Times

Gehry também modificou a locação da orquestra, movendo os músicos para o fundo o palco e criou plataformas com cerca de três metros e meio acima da cena, tomando seu lugar no palco. O layout tem como objetivo criar um conjunto unificado entre a orquestra e os solistas, e sugere uma intimidade entre os solistas e o público, trazendo os espectadores mais próximos do palco.

© Autumn de Wilde

Don Giovanni é uma das três óperas escritas entre o libretista Lorenzo da Ponte e o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Nos próximos três anos, a Filarmônica de Los Angeles irá apresentar as outras duas óperas (uma por temporada) e uma parceria com novos arquitetos. Jean Nouvel projetará o cenário para The Marriage of Figaro no próximo ano, e Zaha Hadid criará para Cosi Fan Tutte, em 2014.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gehry + Rodarte
  • Ano: 2003
  • Endereço: Filarmônica de Los Angeles Los Angeles Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Otro
  • Estrutura: Madeira
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Frank Gehry, Rodarte
  2. Fotografias: Autumn de Wilde, Matthew Imaging, Ricardo DeAratanha

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Cenografia e Arquitetura: Don Giovanni / Gehry + Rodarte" 13 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-64826/cenografia-e-arquitetura-don-giovanni-gehry-mais-rodarte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.