O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa La Invernada / Felipe Montégu

Casa La Invernada / Felipe Montégu

Casa La Invernada / Felipe Montégu
Casa La Invernada / Felipe Montégu, © Felipe Montégu
© Felipe Montégu

Este projeto está localizado na pré-cordilheira central do Chile, ao leste da cidade de Curicó. O lugar é uma reserva privada de bosques centenários de diversas espécies de árvores.

© Felipe Montégu

Dado à densidade impenetrável do bosque existente no lugar, é impossível estabelecer marcos geográficos, grandes vistas ou orientações determinantes que nos sirvam de guia ou nos permitam começar um projeto com claridade. Estabelecemos, então, uma estratégia definida a partir dos vazios ou clareiras de luz existentes no denso bosque. Para se adaptar a estes espaços foi decidido distribuir o programa da casa em três volumes: acesso, espaços comuns e dormitórios, que se acomodam nestes vazios pré-estabelecidos de acordo com sua ótima orientação.

Planta 01

Sob este princípio o acesso a casa está no eixo de um caminho existente. O volume de espaços comuns, que contém o estar, a cozinha e um espaço exterior coberto está com suas fachadas principais orientadas na direção norte-sul, e o volume de dormitórios, de dois níveis, está com suas fachadas principais no sentido leste-oeste. Finalmente, as circulações e grandes vistas dos espaços comuns são voltadas para o espaço exterior, contidas por ambos os volumes principais.

Corte 02

Aproveitando a inclinação natural do terreno e a disposição do programa em volumes independentes, criamos uma brecha de meia altura entre o volume dos dormitórios sobre os espaços comuns, desta forma são gerados distintos horizontes de relação com o entorno e é permitida a circulação mais fluída no interior da casa.

© Felipe Montégu

Além de buscar um respeito máximo com o entorno, esta distribuição desagregada do programa propõe uma forma de descobrir o denso boque através do percurso pelo interior da edificação.

© Felipe Montégu

A materialidade foi pensada diretamente de acordo com a mão de obra disponível na região, altamente qualificada em construção de madeira. Por isto, foi proposta uma estrutura de madeira de pinus, revestida exteriormente com uma trama de ripas verticais de pinus impregnado de 1×2’’ sem tratamento.

© Felipe Montégu

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Felipe Montégu
  • Ano: 2011
  • Área construída: 120 m²
  • Área do terreno: 15000 m²
  • Endereço: La Invernada Curicó Chile

Equipe:

  1. Autor: Felipe Montegu – Magialiquid

  1. Consultoria Técnica: Juan Acevedo, Jorge Montegu

Sobre este escritório
Felipe Montégu
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa La Invernada / Felipe Montégu" 02 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/62256/casa-la-invernada-felipe-montegu> ISSN 0719-8906