O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Casa Lago no Céu / David Ramírez Arquitectos

Casa Lago no Céu / David Ramírez Arquitectos

Casa Lago no Céu / David Ramírez Arquitectos
Casa Lago no Céu / David Ramírez Arquitectos, © Camilo Duque
© Camilo Duque

© Camilo Duque

A casa “Lago no céu” é um projeto de residência unifamiliar localizado a menos de 30 minutos de Medellín, Colômbia. Esta casa projetada em dois níveis desfruta de uma vista privilegiada sobre a represa da Fé e sua localização dentro do terreno foi desenhada para manter o contato permanente com a natureza.

© Camilo Duque

Ao chegar ao local, a casa não surge de imediato – só se vê se olhar para baixo – em parte porque a paisagem chama mais atenção do que a construção e porque esta é abraçada pela montanha, aparecendo de forma discreta.

Planta pavimento térreo

Em primeira instância, reconhece-se uma volumetria ortogonal. Possui uma proporção moderada e uma fachada sóbria. Quase todo o volume é envolvido por painéis de concreto pré-moldado, semelhantes a um quadro negro. Sua densidade é equilibrada por suas grandes janelas e pelo jogo de formas, recortando cubos e sobrepondo os volumes que dão leveza ao conjunto.

© Camilo Duque

A entrada principal para a casa localiza-se no piso superior, onde uma porta em teca pivotante se abre sobre um pequeno vestíbulo, seguido do salão onde há uma cozinha aberta, uma sala de estar, uma sala de jantar e um lavabo. Neste nível está também um quarto com banheiro. Todo o espaço desfruta da paisagem, sempre protagonista, que entra no interior graças às grandes janelas que dão forma ao terraço superior.

© Camilo Duque

Chega-se ao nível inferior por meio de um corredor que por suas características de iluminação, ritmos e proporção estimulam um passeio guiado pela luz que entra através das grandes aberturas, criando um ritmo de verticalidades, que acompanha o morador, enquadrando a paisagem por meio de uma janela de proporções iguais às anteriores, porém maior em tamanho, marcando parte da obra: a vegetação externa.

© Camilo Duque

Cada uma das aberturas, que do exterior fazem parte da composição, funciona internamente como um “mobiliário estático”: batentes e vergas de portas de mesma profundidade, dispostos a uma altura conveniente para assentos, incentivando o convívio, as conversas enquanto se desfruta de um dos livros da pequena biblioteca encrustada nos quadros.

© Camilo Duque

No nível inferior se localiza o quarto principal, quase escondido. Este ambiente, generosamente dotado de janelas de correr incorporadas às paredes grossas, se abre para o terraço privado que é perfurado para dar lugar às árvores nativas, “habitante” original do lote. Uma parede texturizada com pedra laminar tipo San Andres separa o quarto do banheiro, com uma janela que ocupa todo pé-direito, proporcionando uma área de banho com luz natural.

© Camilo Duque

A casa em seu interior é um ambiente tranquilo, com materiais comuns como madeira, pedra e concreto aparente. Decorada com algumas peças clássicas como as cadeiras Barcelona, Eames Longue e a chaise LC4, homenageia os arquitetos representantes da arquitetura moderna, como Mies van der Rohe e Le Corbusier.

© Camilo Duque

A imagem externa da casa tem importância no projeto, mas não era o todo, foi mais resultado das operações internas, dos espaços desenhados para as atividades, bem como os materiais e revestimentos, definindo a volumetria geral da casa.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:David Ramírez Arquitectosqu
  • Ano: 2009
  • Área construída: 352 m²
  • Endereço: El Retiro Antioquia Colombia
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: El Retiro, Antioquia, Colombia
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Casa Lago no Céu / David Ramírez Arquitectos" 30 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/61853/casa-lago-no-ceu-david-ramirez-arquitectos> ISSN 0719-8906