O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Educativo das Antas / AVA

Centro Educativo das Antas / AVA

Centro Educativo das Antas / AVA
Centro Educativo das Antas / AVA, © José Campos
© José Campos

Implantação

O local do projeto é parte de um contexto urbano através do plano detalhado recentemente redesenhado das Antas. O limite do terreno não se define pelos edifícios, senão que ao norte, pela existência de um talude enorme e ao sul da região pela construção proposta. O terreno está completamente rodeado por ruas. A área da escola é de aproximadamente 2,967.00 m².

© José Campos

O desenho espacial e arquitetônico da construção do novo Centro de Educação das Antas se formalizou em vários corpos, que contêm parte do programa, conforme os princípios de organização interna, a funcionalidade, a forma e a imagem, levando em conta o tipo de edifício e sua especificidade.

© José Campos

Esta concepção levou em conta a morfologia do terreno, a orientação solar, o acesso e as ligações aos órgãos circundantes. Sempre se considerou a relação estabelecida entre os espaços, entre o exterior e o interior, e entre os espaços internos.

© José Campos

A intenção é formalizar e realizar o programa proporcionado, através de um desenho da construção suscetível de ser fragmentado em vários corpos interconectados com os espaços externos, criando ambientes diversos. É um edifício que consta de vários corpos expressos por uma “arquitetura simples” que construirá uma estreita relação com o exterior.

© José Campos

Pretende-se criar nos espaços entre os diferentes órgãos uma relação visual entre o interior e o exterior, reduzindo relações com o entorno urbano. Contudo, existem alguns vínculos com o exterior também. O acordo encontrou respostas com uma matriz que estrutura uma organização funcional da escola como uma função do programa previsto e as restrições impostas pelos diferentes níveis do terreno.

Planta e fachada

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Atelier Veloso arquitectos
  2. Arquiteto encarregado: Carlos Jorge Coelho Veloso, Rui Filipe Coelho Veloso
  3. Colaboradora: Inês Costa

Cita: Paula Garcia Monteiro. "Centro Educativo das Antas / AVA" 30 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/61744/centro-educativo-das-antas-ava> ISSN 0719-8906