Feliz 60º Aniversário Eduardo Souto de Moura!

Feliz 60º Aniversário Eduardo Souto de Moura!

O Arquiteto português recém vencedor do Pritzer 2011, cumpre hoje 60 anos! Figura marcante da chamada “Escola do Porto”, Souto de Moura continua a influenciar várias gerações de arquitetos e continua a elevar a qualidade da arquitetura portuguesa em Portugal e no Mundo.

Estádio do Braga | Eduardo Souto de Moura © Usuário Flickr LeonL

O Estádio do Braga (2000) é das obras mais marcantes do percurso do arquiteto, pela fusão com o Lugar e pela mostra de sensibilidade no desenho. A linguagem planar miesziana claramente notória na primeira parte da carreira sofreu uma evolução nos trabalhos mais recentes.

Metro da Casa da Música © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O Edifício de escritórios Burgo na Avenida da Boavista (1991) e o projeto para o Metro do Porto (1997) distinguem-se pela qualidade espacial e demonstram a maturidade do arquiteto na modelação do espaço e na riqueza da escolha dos materias.

Museu Paula Rego, Casa das Histórias, Cascais, Portugal by Eduardo Souto de Moura © FG + SG Fernando Guerra

Na Casa das Histórias, áca Museu Paula Rêgo (2009), a última obra construída, o arquiteto modela o concreto pigmentado e renova a linguagem arquitetônica. Este projeto valeu-lhe dois anos mais tarde o prêmio Secil.

Metro da Casa da Música © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Em conjunto com o arquiteto Álvaro Siza em 2005 desenhou o pavilhão da Serpentine Gallery de Londres e atualmente leciona na Faculdade de Arquitetura da Univerdidade do Porto (FAUP), em Portugal e na Suiça.

Sobre este autor
Cita: Jorge Alves. "Feliz 60º Aniversário Eduardo Souto de Moura!" 25 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-61260/feliz-60o-aniversario-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.